PROPOSIÇÕES DECOLONIAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DAS AULAS DE UMA ELETIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.72233

Palavras-chave:

decolonialidade, relações étnico-raciais, mulheres negras, História.

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência desenvolvido em um componente curricular eletivo em uma escola pública estadual de Ensino Médio no município de Aracruz-ES. O componente curricular eletivo no novo Ensino Médio constitui a parte diversificada do currículo sendo que a sua organização deve estar em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os interesses e necessidades dos estudantes. Esta experiência de ensino aqui relatada foi realizada com estudantes dos dois turnos do ensino médio regular, sendo composto por um grupo heterogêneo de estudantes que fizeram a escolha por essa temática por motivos diversos, sendo um deles o preconceito vivenciado ou presenciado por eles. Idealizada por uma professora de História, a oferta foi encarada como uma oportunidade de continuidade a um trabalho já iniciado anos anteriores, denominado “Cuide-se”, que tem como propósito a realização de encontros de escuta ativa mediados por um grupo de psicólogas, onde a boa parte dos estudantes participantes neste projeto eram meninas negras. Também, por meio desta, desvela-se a oportunidade em se trabalhar temáticas silenciadas pelo currículo oficial, sendo utilizado para subsidiar esse trabalho a perspectiva decolonial, uma vez que a mesma reflete sobre a importância de dar visibilidade a sujeitos historicamente silenciados pela historiografia normativa de base ocidental. A decolonialidade portanto, além de base teórica para subsidiar a temática a ser desenvolvida, foi utilizada para se pensar as estratégias das propostas de atividades, ações e reflexões.

Biografia do Autor

Janneyde Pascoal da Silva, IFES- INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professora de História na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo;

Mestranda em Ensino de Humanidades- IFES

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

PASCOAL DA SILVA, Janneyde; CAPRINI, Aldieres Braz Amorim; SANTANA, Korine Cardoso; RODRIGUES, Rodrigo Ferreira. PROPOSIÇÕES DECOLONIAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DA MULHER NEGRA NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DAS AULAS DE UMA ELETIVA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 400–417, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.72233. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/72233. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS

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