O ENSINO DO TEATRO COMO EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73671Palavras-chave:
Educação Básica, Teatro, Drama, RacismoResumo
Neste artigo apresenta-se o processo de criação teatral dos estudantes do curso de teatro livre, realizado no contraturno escolar, no Centro Municipal de Educação Cultural - CMEC, em Araucária, Paraná, tendo como tema o racismo e o antirracismo. Com o objetivo de compreender o processo de construção da identidade negra dos estudantes com base no ensino do Drama fundamentado em Cabral (2006) e Desgranges (2017), juntamente com Boal (1991, 1993) que utiliza exercícios de improvisação teatral. Na discussão sobre o racismo adota-se como base teórica os autores Almeida (2018), Gomes (2005, 2019), Devulsky (2021), Kilomba (2019). O curso teve 19 encontros, incluindo a apresentação para comunidade escolar e acadêmica, sendo realizado no primeiro e segundo semestre de 2019. Os cursos livres da unidade escolar foram ministrados pelos professores da docência II, do ensino Fundamental Anos Finais, desde 2017, resultado do processo de estadualização das aulas do município de Araucária. Na prática realizada, a partir do texto dramático criado coletivamente, evidenciou-se as questões de racismo vivenciadas na escola e no ambiente familiar dos estudantes, e o impacto na autoestima dos estudantes negros. Também se verificou que por meio do drama, o ensino do teatro, possibilitou aos estudantes a sua autoidentificação como negro/a.
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