POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FAZERES E SABERES ARTÍSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA CONTRA O RACISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73519

Palavras-chave:

Ensino de artes, Arte Afro-brasileira, Educação Antirracista, Arte-educação.

Resumo

O artigo tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades de processos de ensino-aprendizagem com conteúdo e práticas de Cultura e arte afro-brasileiras nas aulas de artes visuais. A partir das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, regulamentando a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígenas, africanas e afro-brasileira. A pesquisa realizada se caracteriza como bibliográfica cujo levantamento de conceitos, teorias e práticas permitiram a elaboração de uma proposta pedagógica com base em três obras da artista paulistana Rosana Paulino. Em seus trabalhos a artista aborda o histórico das relações étnico raciais no Brasil como forma de reconhecer o processo de silenciamento e exclusão da população negra no Brasil. A proposta une os fazeres artísticos da artista com a proposição de uma educação para o respeito à diversidade étnica e cultural brasileira, essa ação também é fundamental como processo da construção de uma educação que combata o racismo e valorize as raízes que formaram o Brasil.

Biografia do Autor

Francisco Souza da Silva, Universidade de São Paulo

Programa de pós-graduação em Educação, doutorando em Educação

João Batista de Souza Caldas Filho, UNINTER Centro Universitário Internacional

Pós-graduação em Educação. Especialização em arte educação

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

SILVA, Francisco Souza da; FILHO, João Batista de Souza Caldas. POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE FAZERES E SABERES ARTÍSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A LUTA CONTRA O RACISMO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 60–79, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73519. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73519. Acesso em: 13 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS