A PALAVRA ESTÉTICA DO CORDEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.72884Palavras-chave:
Literatura de cordel, Ensino-aprendizagem, Recurso didático, Estética literária.Resumo
O artigo trata do cordel como palavra estética e da sua potencialidade educativa no âmbito pedagógico. Objetivou-se compreender como o cordel, como palavra estética, torna-se uma ferramenta didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo Estado da Questão, que considerou os artigos científicos publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que tratassem sobre cordel no imbricamento com sua utilização pedagógica. Como resultados, foram identificados três produtos, discutidos desde uma análise temática constituída por duas categorias: o cordel como palavra estética e o potencial educativo do cordel. Constatou-se que o cordel tem seu potencial educativo desde suas origens, quando serviu de instrumento de alfabetização para não letrados, sendo utilizado cada vez mais no século XXI, por possibilitar incentivo à leitura e à construção de conhecimentos contextualizados de maneira lúdica. Conclui-se que os professores podem lançar mão do texto poético do cordel nas disciplinas escolares e proporcionar aos estudantes uma leitura consciente e crítica do mundo de maneira mais dinâmica e atrativa.
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