AÇÃO EDUCOMUNICATIVA E A LUTA ANTIRRACISTA DE DOCENTES NEGROS A PARTIR DA MÍDIA WEB RADIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73601Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, que buscou responder a seguinte problemática: Como a mídia web rádio, enquanto ação educomunicativa, contribui na luta antirracista dos docentes negros a partir do programa Protagonistas Sem Fronteiras? As opções metodológicas foram a abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, documental e do tipo netnográfica, sendo o referencial teórico constituído principalmente por intelectuais negros, como Djamila Ribeiro, Nilma Lino Gomes e Silvio Almeida. A investigação partiu da análise de cinco (5) programas realizados na mídia web rádio. Com a participação de professores negros atuantes nas práticas pedagógicas antirracistas. A pesquisa evidenciou que embora existam professores negros e não negros atuantes no cumprimento da Lei nº 10.639/03, a inserção das práticas pedagógicas antirracistas no cotidiano educacional precisa ser ampla e contínua. Sendo assim, concluiu-se com este estudo que a educomunicação, quando também é antirracista, desempenha um papel relevante nesse processo a partir da mídia web rádio. A intervenção social, na perspectiva educomunicativa, em seus diversos aspectos, também precisa ter como foco a educação antirracista e/ou a educação para as relações étnico-raciais, o que pressupõe a continuidade dos estudos nesta área de conhecimento.
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