AÇÃO EDUCOMUNICATIVA E A LUTA ANTIRRACISTA DE DOCENTES NEGROS A PARTIR DA MÍDIA WEB RADIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73601

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, que buscou responder a seguinte problemática: Como a mídia web rádio, enquanto ação educomunicativa, contribui na luta antirracista dos docentes negros a partir do programa Protagonistas Sem Fronteiras? As opções metodológicas foram a abordagem qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, documental e do tipo netnográfica, sendo o referencial teórico constituído principalmente por intelectuais negros, como Djamila Ribeiro, Nilma Lino Gomes e Silvio Almeida. A investigação partiu da análise de cinco (5) programas realizados na mídia web rádio. Com a participação de professores negros atuantes nas práticas pedagógicas antirracistas. A pesquisa evidenciou que embora existam professores negros e não negros atuantes no cumprimento da Lei nº 10.639/03, a inserção das práticas pedagógicas antirracistas no cotidiano educacional precisa ser ampla e contínua. Sendo assim, concluiu-se com este estudo que a educomunicação, quando também é antirracista, desempenha um papel relevante nesse processo a partir da mídia web rádio. A intervenção social, na perspectiva  educomunicativa, em seus diversos aspectos, também precisa ter como foco a educação  antirracista e/ou a educação para as relações étnico-raciais, o que pressupõe a continuidade  dos estudos nesta área de conhecimento.

Biografia do Autor

Cintia dos Santos, E.E.B.Eng. Sebastião Toledo dos Santos

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000). É professora na E.E.B Sebastião Toledo dos Santos em Criciúma-SC. É Especialista em Tecnologias Aplicadas a educação pela Faculdade Bagozzi (2003). Mestre em Educação pelo PPGE/ UNESC com foco na Educomunicação Antirracista e Educação para as Relações Étnico-Raciais. É Secretária Geral do Movimento Negro Coletivo Chega de Racismo Criciúma desde 2014. É apresentadora do programa Protagonistas Sem Fronteiras e presidente da Associação de Comunicação Alterativa Web Rádio Santa Luzia desde 2018. É membro da Academia Brasileira de Letras de Santa Catarina-Seccional de Içara, ocupando a cadeira de número 07. Foi Coordenadora do Sindicato dos Professores da Rede Pública Estadual- Regional de Criciúma, membro da direção regional do SINTE Criciúma e Conselheira Estadual do SINTE -SC entre os anos de 2010 a 2015 

Graziela Fatima Giacomazzo, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Especialização em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital CNPq/UNESC, Docente na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2000, Graduação e Pós-Graduação Sricto Sensu (Mestrado-Doutorado). Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Grupos que participa: Grupo Observatório Ibero-americano de Educomunicação (UDESC); Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade (UFRGS). Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Tecnologias. Contextos Educativos Digitais. Educação a Distância. Conhecimento, Pesquisa e Tecnologias. Processos Educativos e Inovação. Educomunicação. Mídia e Educação.

Referências

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

SANTOS, Cintia dos; GIACOMAZZO, Graziela Fatima. AÇÃO EDUCOMUNICATIVA E A LUTA ANTIRRACISTA DE DOCENTES NEGROS A PARTIR DA MÍDIA WEB RADIO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 123–141, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73601. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73601. Acesso em: 28 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS