CHILDREN’S INTERNATIONAL SUMMER VILLAGES: A EDUCAÇÃO GLOBAL E A APRENDIZAGEM PELO MÉTODO LEARNING BY DOING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.66677

Resumo

A educação está em constante transformação, sobretudo, com as necessidades que aparecem na história. Após a Segunda Guerra Mundial e um insistente empenho para manter e desenvolver a paz entre as pessoas nasceu o programa Children’s International Summer Villages (CISV), o qual são acampamentos de níveis nacionais e internacionais que promovem atividades baseadas em quatro pilares educacionais como direitos humanos, diversidade, desenvolvimento sustentável e, por último, conflitos e resoluções. Portanto, esse relato de experiência tem como objetivo conhecer sobre a educação global promovida pelo acampamento infanto-juvenil ocorrido em Rio Bonito, RJ no ano de 2020 e refletir sobre os efeitos do método learning by doing em crianças de 11 a 12 anos.

Biografia do Autor

Alana Gabriele da Silva, Unifuturo

Mestranda em Ciências da Educação pela Flórida Christian University (FCU), pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo instituto de ensino FAVENI, Graduada em Letras/ Inglês e Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru e Professora da Educação Básica na rede pública do estado de São Paulo.

Marciana Gonçalves Farinha, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Psicóloga. Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. É membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP Psicologia Clínica, Saúde Mental e Filosofia, do Grupo de Pesquisa RECUID - REFLETIR PARACUIDAR: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental e do LEPSS - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde. Desenvolve pesquisas nas áreas de Psicologia Clínica, Gestalt, Fenomenologia, Saúde Mental, Tratamento e Prevenção Psicológica.

Referências

CISV. Nossa História. Br.cisv.org.br, (2009a). Disponível em: < https://cisv.org.br/v1/nossa-historia#:~:text=A%20id%C3%A9ia%20do%20Children's%20International,crescimento%20e%20desenvolvimento%2C%20a%20Dra.&text=Desta%20sua%20convic%C3%A7%C3%A3o%2C%20surgiu%20a,respeitar%20valores%20comuns%20e%20diferentes >. Acesso em 07 de fevereiro de 2022.

CISV. Passaporte CISV para cidadania global participativa. Br.cisv.org.br, (2009b). Disponível em: < http://biblioteca.cisv.org.br/comunicacao/PassaporteCISVhigh.pdf >. Acesso em 07de fevereiro de 2022.

CISV. CISV Big Ed: big education guide for active global citizenship. Br.cisv- sjk.org.br, 2019. Disponível em: < http://www.cisv-sjk.org.br/v2/admin-cisv/upload-biblioteca/29072014140705t2bigedbookletview.pdf >. Acesso em 08 de fevereiro de 2022.

Conselho da Europa. (2010). Guia prático para a educação global: um manual para compreender e implementar a educação global. Lisboa: Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. Disponível em: < https://rm.coe.int/168070eb92 >. Acesso em 13 de fevereiro de 2022.

Nunes, F. C., Farinha, M. G., Valentin, F., Barbosa, M. A., Rua, M. S. (2020). Group interventions and action research in health: application possibilities. Millenium, 2(11), 65-71. doi: https://doi.org/10.29352/mill0211.07.00273

Plato, A. V., Roseman, M., Boll, F., & Kaminsky, A. (2000). Traumas na Alemanha. In: Alberti, V., Fernandes, T. M., & Ferreira, M. M. (orgs.). História oral: desafios para o século XXI. (p. 118-163). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, Disponível em: https://books.scielo.org/id/2k2mb/pdf/ferreira-9788575412879-05.pdf. Acesso em 20 fev. 2022.

Downloads

Publicado

20-11-2023

Como Citar

DA SILVA, Alana Gabriele; GONÇALVES FARINHA, Marciana. CHILDREN’S INTERNATIONAL SUMMER VILLAGES: A EDUCAÇÃO GLOBAL E A APRENDIZAGEM PELO MÉTODO LEARNING BY DOING. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 512–521, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.66677. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/66677. Acesso em: 28 mar. 2025.