ENTRE RISOS E AFETOS: MENINOS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS, DESDE BEBÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73462

Palavras-chave:

Educação infantil, Meninos negros, Literatura de temática africana e afro-brasileira, Infancialização.

Resumo

Educar para as relações étnico-raciais exige das/os professoras/es conhecimento acerca da temática racial, a fim de não cairmos em equívocos e reforços de estereótipos sobre a população negra e sua cultura. Com o advento da lei n. 10.639/03, uma literatura infantil que aborda a cultura africana e afro-brasileira vem surgindo paulatinamente visando contemplar crianças negras, mas ainda assim precisamos ficar atentas/os quanto a essa literatura. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender como os meninos negros estão sendo representados na literatura para crianças, desde bebês. Para esse propósito, selecionamos dois livros que trazem meninos negros como personagens: “Akili está feliz”, de Kiusam de Oliveira e Rodrigo Andrade, e “O pequeno príncipe preto para pequenos”, de Rodrigo França e Juliana Barbosa Pereira. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de natureza interpretativa.  Para a análise, contamos com o aporte metodológico do Percurso Imagético Literário, de Mariana Silva Souza (2021). Tendo como referencial teórico: Debora Araujo (2018), Eliane Debus (2017), Maria Aparecida Bento (2012), Cintia Cardoso (2018), Renato Noguera e Marcos Barreto (2018) e demais pesquisadoras/es que se debruçam sobre estudos das infâncias, literatura africana, afro-brasileira e relações étnico-raciais. A análise evidencia que as narrativas abordadas contribuem para a construção de crianças orgulhosas de seu pertencimento étnico-racial.

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

GOMES, Cleidiane Colins; SOUZA, Mariana Silva. ENTRE RISOS E AFETOS: MENINOS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA PARA CRIANÇAS, DESDE BEBÊS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 452–468, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73462. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73462. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS