LEI 10639/03 EM AULAS DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73692

Palavras-chave:

Ensino de História da África, Lei 10.639/03, metodologias ativas

Resumo

A proposta deste trabalho é trazer uma discussão a respeito da aplicação da Lei 10.639/03 em aulas de História por meio da Gamificação. Além de uma reflexão referente à metodologia de Gamificação e sua aplicação no componente curricular de História, o texto procura auxiliar professores na criação de estratégias gamificadas para ensinar a História da África e da cultura Afro-brasileira, apresentando um exemplo com o tema “Reinos Africanos – As Ahosi, guerreiras de Daomé”. Para isso, serão apresentados os elementos mais relevantes da Gamificação para o campo educacional. Também será abordada a História do movimento negro no Brasil para contextualizar a lei 10.639/03 e os conceitos de decolonialidade e afrocentricidade são considerados com o intuito de incentivar o ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira a partir de uma perspectiva diferente da abordagem tradicional e eurocêntrica.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Lacerda Lima, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

Professora de História

Camila Nascimento Azevedo, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

Professora de História

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

LIMA, Maria do Socorro Lacerda; OECHSLER, Vanessa; AZEVEDO, Camila Nascimento. LEI 10639/03 EM AULAS DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 142–160, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73692. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73692. Acesso em: 28 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS