LEI 10639/03 EM AULAS DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73692Palavras-chave:
Ensino de História da África, Lei 10.639/03, metodologias ativasResumo
A proposta deste trabalho é trazer uma discussão a respeito da aplicação da Lei 10.639/03 em aulas de História por meio da Gamificação. Além de uma reflexão referente à metodologia de Gamificação e sua aplicação no componente curricular de História, o texto procura auxiliar professores na criação de estratégias gamificadas para ensinar a História da África e da cultura Afro-brasileira, apresentando um exemplo com o tema “Reinos Africanos – As Ahosi, guerreiras de Daomé”. Para isso, serão apresentados os elementos mais relevantes da Gamificação para o campo educacional. Também será abordada a História do movimento negro no Brasil para contextualizar a lei 10.639/03 e os conceitos de decolonialidade e afrocentricidade são considerados com o intuito de incentivar o ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira a partir de uma perspectiva diferente da abordagem tradicional e eurocêntrica.
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