EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL ATRAVÉS DAS ARTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73626Palavras-chave:
Educação, Étnico Racial, ArtesResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Centro Educacional 104 do Recanto das Emas/DF [Brasil] com estudantes do Ensino Médio. A discussão sobre a importância da Lei n. 10.639/2003 que acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) os artigos 26-A e 79-B aspectos relacionados ao ensino da cultura e história afro-brasileiras e o estudo da história da África e dos africanos ainda precisa ser ampliado. A partir desta reflexão e da minha experiência como professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF – este texto procura refletir sobre o ensino da cultura, arte e história do continente africano e dos afro-brasileiros na educação básica. Para tal, foi proposto a I Gincana Afro-Brasileira e Jogos Escolares com os estudantes do Ensino Médio com atividades que envolvessem aspectos relacionados ao esporte, a arte e a cultura africana. Foram desenvolvidos trabalhos artísticos com os estudantes como parte integrante da competição entre as turmas durante a semana da gincana. Como coleta de dados, foram realizados registros fotográficos, a aplicação de um questionário online, atividades de música, canto e dança. O fato mais importante de todo esse processo foi o reconhecimento dos estudantes sobre a necessidade da inclusão da história e cultura negra no currículo escolar, de forma contínua e não de como uma ação isolada e esquecida o resto do ano letivo.
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