EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL ATRAVÉS DAS ARTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73626

Palavras-chave:

Educação, Étnico Racial, Artes

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Centro Educacional 104 do Recanto das Emas/DF [Brasil] com estudantes do Ensino Médio. A discussão sobre a importância da Lei n. 10.639/2003 que acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) os artigos 26-A e 79-B aspectos relacionados ao ensino da cultura e história afro-brasileiras e o estudo da história da África e dos africanos ainda precisa ser ampliado. A partir desta reflexão e da minha experiência como professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF – este texto procura refletir sobre o ensino da cultura, arte e história do continente africano e dos afro-brasileiros na educação básica. Para tal, foi proposto a I Gincana Afro-Brasileira e Jogos Escolares com os estudantes do Ensino Médio com atividades que envolvessem aspectos relacionados ao esporte, a arte e a cultura africana. Foram desenvolvidos trabalhos artísticos com os estudantes como parte integrante da competição entre as turmas durante a semana da gincana. Como coleta de dados, foram realizados registros fotográficos, a aplicação de um questionário online, atividades de música, canto e dança. O fato mais importante de todo esse processo foi o reconhecimento dos estudantes sobre a necessidade da inclusão da história e cultura negra no currículo escolar, de forma contínua e não de como uma ação isolada e esquecida o resto do ano letivo.

Biografia do Autor

Jailson Araújo Carvalho, Secretaria de Educação do Distrito Federal [SEEDF] / Universidade de Brasília [UNB]

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, Mestre em Artes pela Universidade de Brasília, graduado em Licenciatura Plena em Artes Cênicas (FADM) e em Bacharelado em Interpretação Teatral (FADM). Especialista em Metodologia do Ensino das Artes (UNINTER) , Gestão Escolar (UnB), Educação em Direitos Humanos (UFPR), Mídias na Educação (UFOP), Planejamento Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), Coordenação Pedagógica (UnB) e Ensino de Artes: técnicas e procedimentos (UCAM), Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Membro do grupo de pesquisa LATA - Laboratório de Teatro de Formas Animadas/CNPq na linha de pesquisa "A práxis e a poiésis no Teatro de Formas Animadas: tradição, educação e encenação". Atualmente é professor de Artes Cênicas na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, Teatro de Formas Animadas, Educação e Tecnologia. 


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Publicado

20-11-2023

Como Citar

CARVALHO, Jailson Araújo. EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL ATRAVÉS DAS ARTES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 20–38, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73626. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73626. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS