20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.80242Abstract
Em 2003, foi publicada a Lei Nº 10.639 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Vinte anos após a publicação, e considerando as muitas criações cotidianas nos currículos tecidas a partir da Lei, se faz necessária uma ampla reflexão a partir dos novos mapas desenhados por ela. Atualmente, não são raros os debates que abordam as temáticas raciais nos diversos espaços educativos emergindo como gritos de uma população que historicamente foi produzida como inexistente nos livros didáticos e paradidáticos, nos programas das disciplinas, nos projetos pedagógicos e nas políticas públicas, enfim, nos muitos e diferentes contextos de criação curricular e na sociedade. As políticas têm sido marcadas pelo debate público e pela produção de estudos sobre ações afirmativas e no diálogo entre saberes, práticas e politicas antirracistas. Nesse sentido, criamos este dossie na direção de criar uma conversa de diferentes formas, cores, linguagens e presenças para discutir o racismo, práticas antirracistas e a Lei 10.639. Boa Leitura!
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Allan de Carvalho Rodrigues, Patrícia Raquel Baroni, Rafael Ferreira de Souza Honorato

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License