SEMANÁRIO BOTÂNICO: UMA ALTERNATIVA PARA AS AULAS PRÁTICAS DE TAXONOMIA VEGETAL DURANTE O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70859Palavras-chave:
Coronavírus, Ensino emergencial, GraduaçãoResumo
O ensino remoto demandou dos professores, em todos os níveis da educação, inventividade e capacidade de inovação, especialmente para as disciplinas de caráter prático. Para a Biologia, algumas subáreas foram mais impactadas do que outras frente à ausência de materiais e insumos acessíveis, mas, em uma direção contrária, o ensino remoto trouxe para a Taxonomia Vegetal possibilidades que até então eram pouco exploradas pelos professores: o uso de plantas domésticas como recurso didático. O objetivo deste manuscrito é relatar a experiência de aplicação da atividade prática “Semanário Botânico”. De maneira geral, essa prática consistiu em eleger uma família botânica dentre as que haviam sido lecionadas durante aquela semana para redigir um relatório trazendo as principais informações sobre aquele grupo, além de ilustrações e/ou fotografias produzidas pelo discente. Era importante que a família escolhida tivesse representação no lar do discente e que o mesmo tivesse contato com a planta. Em suma, a prática permitiu aos discentes a oportunidade de terem um contato direto com diversas espécies de plantas, de várias famílias botânicas, que estavam presentes em casa ou nas proximidades e, através de ferramentas seguras, foi possível a identificação de cada espécime, bem como o aprofundamento e fixação das estruturas morfológicas por meio de ilustrações
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