A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UM CONTRIBUTO PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NA PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.72000

Palavras-chave:

, Educação quilombola, relações étnico-raciais, diversidade curricular.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em escolas públicas municipais em territórios quilombolas, no estado da Paraíba, sobre os desafios para implementar a legislação que efetiva a educação escolar quilombola no referido município, com o fim de compreender a relação entre a diversidade étnico-racial, no processo de escolarização dos estudantes, e o currículo escolar da educação quilombola. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada no âmbito escolar, cujos participantes foram professores do ensino fundamental de três instituições de ensino inseridas na Mesorregião do Litoral Sul paraibano. Os resultados apresentados, a priori, apontaram que a escola tem dificuldades de ofertar uma educação diferenciada nesses territórios, já que é influenciada por processos coloniais e pelas políticas educacionais de cunho neoliberal. Como consequência desse fato, negligencia-se o currículo escolar e prevalecem as distorções em sua efetivação nas práticas educativas.

Biografia do Autor

Vilma Helena Malaquias, "Universidade Federal da Paraiba

Professora da Educação Básica, na Secretaria Municipal de Educação. Especialiste em Psicopedagogia. E Mestre em Educação pela UFPB.

Ana Claudia Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Programa de Pós Graduação em Educação

Pedagoga e professora doutora do Programa de Pós Graduação em Esucação, (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

MALAQUIAS, Vilma Helena; RODRIGUES, Ana Claudia Silva. A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UM CONTRIBUTO PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NA PARAÍBA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 378–399, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.72000. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/72000. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS

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