RESENHA DO LIVRO O TEMPO DAS PAIXÕES TRISTES DE FRANÇOIS DUBET
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70730Palavras-chave:
Desigualdades sociais, sociedade das classes sociais, sistema das desigualdades múltiplas.Resumo
A presente resenha se dedica a expor as principais ideias tratadas na obra mais recente do sociólogo francês François Dubet, intitulada O tempo das paixões tristes. Inicialmente destaca-se a principal hipótese do autor de que o sistema conhecido das classes sociais vem sofrendo importantes transformações e quais os cinco grandes aspectos responsáveis por esse fenômeno social. O livro, composto de quatro capítulos, além da introdução e conclusão, dá forma a sua tese de que há uma transformação em curso no sistema de desigualdades que individualiza e diversifica a sociedade.
Referências
DUBET, F. Injustiças: A Experiência das Desigualdades no Trabalho. Florianópolis: Editora UFSC, 2014.
DUBET, F. O tempo das paixões tristes. São Paulo: Vestígio, 2020.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução: Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lurdete Castelan Novicki, Julia Larissa Borges Barcella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional