O PÚBLICO DA PRAÇA DE LEITURA DE BLUMENAU/SC E SUA RELAÇÃO COM O LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70187

Palavras-chave:

arte, democratização da arte, leitores, literatura, praça de leitura.

Resumo

O estudo se debruça sobre a Praça de Leitura de Blumenau/SC, ativa desde 2017. Discute-se a leitura literária, relacionada a transformações tanto na subjetividade (PETIT, 2009; CECHINEL, 2020) como no mundo externo ao leitor (FISCHER, 1977). Tem por pergunta de pesquisa: quais relações são evidenciadas entre a Praça de Leitura de Blumenau/SC e seus frequentadores? Objetivou-se refletir sobre o papel e a importância da literatura na vida dos sujeitos que frequentam uma Praça de Leitura. Neste estudo de caso, os dados foram gerados por observações e questionários. Os dados indicaram que o público da Praça é diverso, frequentam-na por várias razões e com assiduidade, além disso, o espaço conta com os cuidados de pessoas em situação de rua que ali circulam. Conclui se que os frequentadores da Praça se relacionam de diferentes formas tanto com o espaço quanto com a literatura, sendo espaços como o da Praça meios de democratização da arte

Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves Jorge, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestra em Educação pelo Programa de em Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduada em Letras mesma universidade. Membro do grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação, vinculado à FURB.

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Educação Pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora no Departamento de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Artista Visual. É líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE).

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CECHINEL, André. Literatura, ensino e formação em tempos de Teoria: (com “T” maiúsculo). Curitiba: Appris, 2020.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Tradução Leandro Konder. 6 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO; ITAÚ CULTURAL. Retratos da Leitura no Brasil. 5 ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro; Itaú Cultural, 2020.

PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas: Autores Associados, 2003.

PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO URBANO DE BLUMENAU. Praça da Leitura será entregue à comunidade nesta segunda-feira. Blumenau: Prefeitura de Blumenau, 1 set. 2017. Disponível em:

https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/secretaria-de-desenvolvimento-urbano/seplan/praaca-da-leitura-seraa-entregue-aa-comunidade-nesta-segunda-feira54. Acesso em: 10 jun. 2022.

VIGOTSKI, Liev Semionovich. Psicologia Pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociolígico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2021.

Downloads

Publicado

20-11-2023

Como Citar

JORGE, Patrícia Gonçalves; CARVALHO, Carla. O PÚBLICO DA PRAÇA DE LEITURA DE BLUMENAU/SC E SUA RELAÇÃO COM O LITERÁRIO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 567–586, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70187. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70187. Acesso em: 29 abr. 2024.