O GUIA-INTÉRPRETE E OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.71491

Palavras-chave:

Palavras-chave, Formação profissional, Guia-intérprete, Inclusão, Surdocegueira.

Resumo

Nesta resenha, apresentamos uma apreciação geral da obra “O guia-intérprete e a inclusão da pessoa com surdocegueira”, resultante da pesquisa de doutorado de Wolney Gomes Almeida (2019). A obra apresenta a surdocegueira no contexto das deficiências e a necessidade de formação profissional para o guia-intérprete, atuante no âmbito da inclusão socioeducacional das pessoas com surdocegueira. A reflexão realizada possibilita compreender o processo de atendimento e acompanhamento da pessoa surdocega e, também, problematiza as ausências de estudos e pesquisas em torno dessa temática. O livro apresenta temática contemporânea e é recomendada para profissionais da educação, sociedade em geral e, principalmente, às pessoas comprometidas com a inclusão social e educacional.

Biografia do Autor

Gilnúbia Rosa Mendes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista -Bahia, Brasil. Professora da rede pública municipal da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Pesquisadora vinculada ao Grupo Colabor(ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/Uesb. Contato: 2021A0152@uesb.edu.br.

José Jackson Reis dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Coordenador do Grupo Colabor(ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/Uesb. Contato: jackson.santos@uesb.edu.br.

Sidney Soares Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista -Bahia. Professor da rede pública municipal da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Pesquisador vinculado ao Grupo Colabor(ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/Uesb. Contato: 2021A0152@uesb.edu.br.

 

Referências

ALMEIDA, Wolney Gomes. O guia-intérprete e a inclusão da pessoa com surdocegueira. Ilhéus: Editus, 2019.

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

MENDES DA SILVA, Gilnúbia Rosa; REIS DOS SANTOS, José Jackson; SILVA, Sidney Soares. O GUIA-INTÉRPRETE E OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 538–545, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.71491. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/71491. Acesso em: 28 mar. 2025.