O GUIA-INTÉRPRETE E OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.71491Palavras-chave:
Palavras-chave, Formação profissional, Guia-intérprete, Inclusão, Surdocegueira.Resumo
Nesta resenha, apresentamos uma apreciação geral da obra “O guia-intérprete e a inclusão da pessoa com surdocegueira”, resultante da pesquisa de doutorado de Wolney Gomes Almeida (2019). A obra apresenta a surdocegueira no contexto das deficiências e a necessidade de formação profissional para o guia-intérprete, atuante no âmbito da inclusão socioeducacional das pessoas com surdocegueira. A reflexão realizada possibilita compreender o processo de atendimento e acompanhamento da pessoa surdocega e, também, problematiza as ausências de estudos e pesquisas em torno dessa temática. O livro apresenta temática contemporânea e é recomendada para profissionais da educação, sociedade em geral e, principalmente, às pessoas comprometidas com a inclusão social e educacional.
Referências
ALMEIDA, Wolney Gomes. O guia-intérprete e a inclusão da pessoa com surdocegueira. Ilhéus: Editus, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gilnúbia Rosa Mendes da Silva, José Jackson Reis dos Santos, Sidney Soares Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional