EDUCAÇÃO DO OLHAR E LEI 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.73862Palabras clave:
lei 10.639/2003, regimes de visualidade, racismoResumen
Este artigo pretende trabalhar a partir de alguns efeitos da lei 10.639/2003. Mais especificamente, o texto nasce de um projeto de pesquisa que tem como objetivo pensar o papel das imagens na educação do preconceito. A pesquisa parte de algumas questões que tivemos a pretensão de enfrentar e que inicialmente se define assim: Qual o papel das imagens na nossa formação, considerando que a questão racial sempre esteve ancorada na visualidade? O que apresentamos aqui faz parte dos estudos e narrativas que articulam formação de professores/as, dificuldades de pessoas negras com seus processos de auto identificação e o papel das imagens na produção de tais dificuldades. Buscamos, como referências, contribuições de autores como Gonzalo Abril Curto, para trabalharmos sobre os regimes de visualidade, ou seja, aquilo que as sociedades produzem como regulação do olhar, do que deve ser visto (e como deve ser visto), o que não deve ser visto e a administração dos corpos nos espaços. Autores como Silvio Almeida nos dão suporte para pensarmos o racismo estrutural. Michel de Certeau vai nos ajudar a pensar sobre a "cena inaugural", ou seja, como começamos a produzir o outro e defini-los a partir da criação de suas imagens, a partir da sua obra A escrita da História. Tivemos a companhia de outros autores que nos ajudaram naquilo que foi preciso pensar para a apresentação deste texto.
Citas
ALMEIDA, Sílvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018;
ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil - o negro na telenovela brasileira. Editora Senac São Paulo: São Paulo, 2019;
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982;
CURTO, Gonzalo Abril. Cultura visual y espacio público-político. CIC. Cuadernos de Información y Comunicación, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 21-36, jan. /dez. 2010. Disponível em https://revistas.ucm.es/index.php/CIYC/article/view/CIYC1010110021A. Acesso em 10 mar. 2021;
FIDALGO, António. O poder das palavras e a força das imagens. 2016. Disponível em: https://silo.tips/download/o-poder-das-palavras-e-a-fora-das-imagens-a-retorica-na-era-do-audiovisual. Acesso em: 10 jul. 2020
AUTOR 1. In: KOHAN, Walter Omar; LOPES, Sammy; MARTINS, Fabiana. O ato de educar em uma língua ainda por ser escrita. Rio de Janeiro: Nefi, 2016;
HAMILTON-PATERSON, James. apud. ALVARES, A. Noite: a vida noturna, a linguagem da noite, o sono e os sonhos. Trad. Luiz Bernardo Pericás, Bernardo Pericás Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.20;
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983;
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Valter Filé
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional