EDUCAÇÃO DO OLHAR E LEI 10.639/2003

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73862

Palabras clave:

lei 10.639/2003, regimes de visualidade, racismo

Resumen

Este artigo pretende trabalhar a partir de alguns efeitos da lei 10.639/2003. Mais especificamente, o texto nasce de um projeto de pesquisa que tem como objetivo pensar o papel das imagens na educação do preconceito. A pesquisa parte de algumas questões que tivemos a pretensão de enfrentar e que inicialmente se define assim: Qual o papel das imagens na nossa formação, considerando que a questão racial sempre esteve ancorada na visualidade? O que apresentamos aqui faz parte dos estudos e narrativas que articulam formação de professores/as, dificuldades de pessoas negras com seus processos de auto identificação e o papel das imagens na produção de tais dificuldades. Buscamos, como referências, contribuições de autores como Gonzalo Abril Curto, para trabalharmos sobre os regimes de visualidade, ou seja, aquilo que as sociedades produzem como regulação do olhar, do que deve ser visto (e como deve ser visto), o que não deve ser visto e a administração dos corpos nos espaços. Autores como Silvio Almeida nos dão suporte para pensarmos o racismo estrutural. Michel de Certeau vai nos ajudar a pensar sobre a "cena inaugural", ou seja, como começamos a produzir o outro e defini-los a partir da criação de suas imagens, a partir da sua obra A escrita da História. Tivemos a companhia de outros autores que nos ajudaram naquilo que foi preciso pensar para a apresentação deste texto.

Biografía del autor/a

Valter Filé, Universidade Federal Fluminense

UFF - Faculdade de Educação/SSE - Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação; Professor do curso de Cinema e Audiovisual - Licenciatura; Coordenador do LEAM - Laboratório de estudos e aprontos multimídia: relações étnico-raciais na cultura digital.

Citas

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Publicado

2023-11-20

Cómo citar

FILÉ, Valter. EDUCAÇÃO DO OLHAR E LEI 10.639/2003. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 364–377, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73862. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73862. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS