PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.93344

Resumo

Editorial - v. 9, n. 2, EXPERIÊNCIAS AUTORIAIS E INOVADORAS EM REDES COLABORATIVAS CIBERCULTURAIS

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA) / Unigranrio-Afya

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPEd/UERJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (GPEC). Professor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá / Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde - Mestrado Profissional da Unigranrio |Afya. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Informática e Professor na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Atua na Pós-Graduação em Informática e no Bacharelado em Sistemas de Informação; lecionou, por 10 anos, no curso a Licenciatura em Pedagogia a Distância UNIRIO/CEDERJ/UAB. Ganhou o Prêmio Jabuti em 2012 pelo livro Sistemas Colaborativos. É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, que pesquisa o desenvolvimento e o uso de tecnologias de comunicação para educação e colaboração. É colaborador do GPEC - Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura; GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (UFRRJ) e do CIBERDEM - Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (MACKENZIE). Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Sistemas Colaborativos, Educação e Cibercultura.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Atua na gestão acadêmica e científica do programa, coordenando a comissão de periódicos e é membro da comissão de internacionalização. 

Tania Lucía Maddalena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pesquisadora argentina. Professora Adjunta no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Líder do EduStoryLab - Laboratório de Pesquisa em Histórias, Tecnologias e Educação na Cibercultura. Foi contemplada com bolsa do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística - Prociência/UERJ (2022-2025). Editora da Revista Docência e Cibercultura/UERJ (2017- atual). Doutora em Educação pelo ProPEd/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Educação e Novas Tecnologias pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO/Argentina) e Bacharel em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). Tem experiência na área de Tecnologias e Educação, Formação de professores, Cibercultura, Educação a Distância, Educação Online, Didática, Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e o Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas relacionadas aos usos das Narrativas Digitais, Digital Storytelling, Narrativas Transmídia, Literatura expandida, Ficção e Hipermídia em diversos contextos e práticas de ensino-aprendizagem, com foco na formação de professores.

Frieda Maria Marti, Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST

Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Zoologia (Ornitologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Especialista em Further Education Teaching pelo Kirklees College, UK, pós-graduada em Adult Education e E-learning and Multimedia pela Huddersfield University, UK e em ESOL - English for Speakers of Other Languages - pela Cambridge University, UK. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (GpDOc/UFRRJ), coordenado pela Profa Dra. Edméa Santos (UFRRJ); pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus públicos, da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, coordenado pela Profa Dra Carla Gruzman e integrante do Grupo de Pesquisa Educação Museal: conceitos, história e políticas do(a)Instituto Brasileiro de Museus. Educadora Museal e Pesquisadora PCI (Programa de Capacitação Institucional do CNPq) junto à Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST).

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc UFRRJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, atuo na Coordenadoria deEducação a Distância (CEAD/UFRRJ) e como mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ. Sou integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e do GPEEC - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade.

Marcos Vinícius Dias de Menezes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Letras - Português, Inglês e Literatura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Fui bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ, atuando no Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC). Atualmente, atuo como editor da revista Interestucional Artes de Educar (RIAE) e da revista Docência e Cibercultura (REDOC)

Referências

ABRANCHES JÚNIOR, Nilton; AZEVEDO, Renan Caldas Galhardo; LOPES, Victoria Vicente Rodrigues. EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O IMPACTO DA IA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, [s.d.].

DOI: 10.12957/redoc.2025.90386. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90386. Acesso em: 1 ago. 2025.

ALBUQUERQUE, Erenilda Severina da Conceição; SILVA, Elisabelly dos Santos; SANTOS, Viviane de Oliveira; SANTOS, Tayná Elias dos. A BRINCADEIRA CAMA DE GATO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–19, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.88885. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88885. Acesso em: 1 ago. 2025.

ANDRADE, Fabiana; SANTANA, Gabrielle de Novaes. POSSIBILIDADES DA CORTADORA A LASER PARA A ABORDAGEM DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–16. DOI: 10.12957/redoc.2025.80474. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/80474. Acesso em: 1 ago. 2025.

AZEREDO, Aline. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–5, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.93011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/93011. Acesso em: 1 ago. 2025.

CARDOSO, Isis Nalba Albuquerque; COSTA, Cleide Jane De Sá Araújo. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: UTILIZANDO O MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–8, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.73334. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73334. Acesso em: 1 ago. 2025.

CASEMIRO, Ítalo de Paula; MARTINS, Joabis Nobre. TENDÊNCIAS E INTERESSES SOBRE GAMIFICAÇÃO NO BRASIL: UM OLHAR A PARTIR DO GOOGLE TRENDS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.87490. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/87490. Acesso em: 1 ago. 2025.

FERREIRA, Pedro Henrique Trintini; ANDRADE, Leonardo Antônio de. INTERAÇÕES COM IA: JOGO PERIGOSO OU PÂNICO MORAL? Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–20, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90374. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90374. Acesso em: 1 ago. 2025.

FERREIRA, Jose Ricardo Lopes; SANTOS, Silvan Menezes dos. DESIGN THINKING E AUTORIA COLETIVA: A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE OS DESAFIOS DAS MULHERES NO ESPORTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–21, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90494. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90494. Acesso em: 1 ago. 2025.

FERRO, Jeferson; CARNEIRO, Cintia Dias de Mattos Toyoshima. LETRAMENTO MATEMÁTICO E MULTILETRAMENTOS: CONEXÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.89413. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/89413. Acesso em: 1 ago. 2025.

FREITAS, Rafael Almeida de. A (AUSÊNCIA DA) NATUREZA E(M) NÓS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–2, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.85118. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/85118. Acesso em: 1 ago. 2025.

GREGO, Aline Cristina Ferreira; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81073. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81073. Acesso em: 1 ago. 2025.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; RATTO, Cleber. BRINCAR, CRIANÇAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCURSOS ATÉ UMA TESE DE DOUTORADO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–27, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.85368. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/85368. Acesso em: 1 ago. 2025.

LIMA, Sandra Vanusa; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. ENTRE O SER E O FAZER: REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–35, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83298. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83298. Acesso em: 1 ago. 2025.

MARTINS, Cláudia de Souza Ferreira. IA GENERATIVA NA CONTEMPORANEIDADE: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: REFLETINDO SOBRE OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–10, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90028. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90028. Acesso em: 1 ago. 2025.

MELO, Luiz Guilherme; GONÇALVES, Carolina Brandão. A NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–14, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.79642. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/79642. Acesso em: 1 ago. 2025.

MEZAROBA, Cristiane; MARTINS, Juliana Silva dos Santos; CRUZ, Dulce Márcia. ACESSO E USABILIDADE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS: MOODLE E GOOGLE CLASSROOM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–24, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90565. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90565. Acesso em: 1 ago. 2025.

MIRANDA, Felipe; MACIEL, Cristiano; SANTOS, Katia Ethiénne Esteves dos. EDUCAÇÃO DIGITAL, FORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–20. DOI: 10.12957/redoc.2025.90564. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90564. Acesso em: 1 ago. 2025.

MORENO, Douglas Aquino; ARAÚJO, Gustavo Cunha de. LOGIC THINK: GAME DESIGN DOCUMENT DE UM JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–30, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.89472. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/89472. Acesso em: 1 ago. 2025.

NASCIMENTO, Bruno Silva; SOUZA, Ângela Pereira de; SILVA, Maria Jeane Souza de Jesus. A (RE)CRIAÇÃO DE ELIS REGINA PELA IA: DIALOGISMOS, AUTENTICIDADE E IMPACTOS NA COMUNIDADE INDÍGENA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.89450. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/89450. Acesso em: 1 ago. 2025.

NUNES, Bruna Souza de Medeiros; MONTEMOR, Ryan Nepomuceno; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. ETNOASTRONOMIA COMO EIXO TEMÁTICO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–17, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.80529. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/80529. Acesso em: 1 ago. 2025.

OLIVEIRA, Débora Vanessa Lira de; LIMA, Giselle Da Silva Mendonça de; NUNES, Maria do Amparo da Silva; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.88612. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88612. Acesso em: 1 ago. 2025.

OLIVEIRA, Igor; SILVA, Vania Barboza da. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–22, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.87794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/87794. Acesso em: 1 ago. 2025.

OLIVEIRA, Marcos Irondes Coelho de; ROCHA, José Damião Trindade. GRUPOS DE DISCUSSÃO COM JOVENS TOCANTINENSES, MARANHENSES E PARAENSES SOBRE UMA BOA ESCOLA IBERO-AMERICANA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–17, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.91595. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91595. Acesso em: 1 ago. 2025.

MOREIRA, Angélica de Carvalho; FERNANDES, Tereza. OFICINA DE SCRATCH COM PROFESSORES DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DA UFMT: PESQUISA-FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.91128. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91128. Acesso em: 1 ago. 2025.

PIN PUCCI, Renata Helena; SILVA, Rebeka Farias da; ANTUNES-SOUZA, Thiago. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BNCC: POR QUE ESTÃO PROPOSTAS NO CURRÍCULO? Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–19, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.91242. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91242. Acesso em: 1 ago. 2025.

RIBEIRO, Josiane da Cruz Lima; QUEIROZ, Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de. CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO: O USO DO PADLET NAS AULAS DE LITERATURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–20, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90606. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90606. Acesso em: 1 ago. 2025.

SALES, Tiago Amaral. SONHOS DE UNIVERSIDADE: UMA POESIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–7, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.90474. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/90474. Acesso em: 1 ago. 2025.

SANT’ANNA, Geiva Santos Dória de; BARRETO, Maria Raidalva Nery; SANTOS, Adriana Vieira dos. PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM FAKE NEWS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–15, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81197. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81197. Acesso em: 1 ago. 2025.

SANTOS, Michael Gandhi Monteiro dos; CARVALHO, Felipe; SANTOS, Ana Paula da Silva; CARDOSO, Marcélia Amorin. INTERCULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: INTEGRANDO SABERES AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–18. DOI: 10.12957/redoc.2025.92826. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/92826. Acesso em: 1 ago. 2025.

SILVA, Ana Lucia Gomes da; SALVADORI, Juliana Cristina; PINHO, Maria José Souza; NOVAES SANTOS, Soraia; FREIRE, Crizeide Miranda. PRÁTICAS AUTORAIS EM COLABORAÇÃO: INTELIGÊNCIAS HUMANAS E ARTIFICIAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 9, n. 2, p. 1–15. DOI: 10.12957/redoc.2025.91324. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91324. Acesso em: 1 ago. 2025.

SOUSA, Camilla Grazielly Rego de; MOURA, Késsia Mileny de Paulo. CONSTRUTOS DE IDENTIDADES DOCENTES NA/EM REDE: REFLEXÕES SOBRE AS REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO UM ESPAÇO MICROPOLÍTICO DE APRENDIZAGEM PARA A PROFISSÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–18, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.88884. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/88884. Acesso em: 1 ago. 2025.

VIEIRA, Sebastiao da Silva; SABBATINI, Marcelo. CULTURA MAKER, ABORDAGEM STEAM E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–14, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.82852. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/82852. Acesso em: 1 ago. 2025.

Downloads

Publicado

01-08-2025

Como Citar

CARVALHO, Felipe; MARIANO PIMENTEL; EDMÉA SANTOS; TANIA LUCÍA MADDALENA; FRIEDA MARIA MARTI; WALLACE CARRIÇO DE ALMEIDA; MARCOS VINÍCIUS DIAS DE MENEZES. PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.93344. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/93344. Acesso em: 9 out. 2025.

Edição

Seção

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição