Sobre a Revista

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação, centrados nas relações com a sociedade. Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos encaminhados para publicação em meios eletrônicos — inéditos — não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Organiza-se trimestralmente por seção temática, em que se aceitam apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto; além dessa, recebe artigos para as demais seções próprias da Revista em demanda contínua.

e-ISSN: 1982-0305 | ISSN: 1518-5370 | Ano de criação: 2001 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A2 (2017/2018) | DOI: 10.12957/teias

Anúncios

Edição Atual

v. 25 n. 78 (2024): As gentes na História da Educação: das margens dos rios às periferias urbanas
					Visualizar v. 25 n. 78 (2024): As gentes na História da Educação: das margens dos rios às periferias urbanas
Publicado: 10-08-2024

Editorial

  • Editorial

    Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86462

As gentes na História da educação: das margens dos rios às periferias urbanas

  • As gentes na História da Educação: das margens dos rios às periferias urbanas

    Alexandra Lima da Silva, Maria Aparecida Corrêa Custódio
    2-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.86379
  • A personagem Lamparina: educação e racismo na revista O Tico-Tico (1928-1944)

    Ana Cristina Pereira Lage, Clarisse Mendes
    11-30
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84132
  • Jacinta Maria de Santana: uma mulher negra mumificada pela/na história da educação e das ciências

    Mariana do Berimbau
    31-47
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84126
  • Um Núcleo de Consciência Negra na Universidade de São Paulo (USP): a idealização de um quilombo

    Juliana da Silva Siqueira, Ana Luiza Jesus da Costa
    48-64
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83723
  • Corpos interditados no Brasil das desigualdades históricas: educação, racismo e LGBTfobia na trajetória do barítono Raimundo Pereira (1990-2006)

    Marcia Pereira de Oliveira, Ednardo Monteiro Gonzaga Monti
    65-76
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83851
  • Alberto Assis: professor, autor e intelectual na História da educação da Bahia republicana

    Cristina Ferreira de Assis, Gilmário Moreira Brito
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83854
  • Docentes negros no pós-abolição: a greve e seus atravessamentos interseccionais na cidade de Salvador em 1918

    Ladjane Alves Sousa, Solyane Silveira Lima
    91-106
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83716
  • Cotistas raciais e o mercado de trabalho: a trajetória dos egressos da Unipampa de 2015 a 2022

    Bruna Martins da Rosa, Suzana Cavalheiro de Jesus
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83752
  • Afrofuturismo na educação: um Estado da Arte

    Fábio dos Santos Coradini, Edméa Oliveira dos Santos
    124-146
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84408
  • El magisterio en México: entre la educación socialista y la “escuela del amor” 1940-1943

    Alejandro Lopez de Lara
    147-162
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84220
  • Abigail Botelho Reis considerações sobre a escrita de uma trajetória profissional (1910-1935)

    Paloma Rezende Oliveira, Nailda Marinho Costa
    163-179
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83714
  • Transportar para uma casa o seu próprio coração: Armanda Álvaro Alberto através das ideologias do século XX

    Geovane Dantas Lacerda, Rodrigo Lages e Silva
    180-194
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83737
  • “Na minha época o professor era valorizado, o professor era gente, o professor era bem visto˜": trajetórias de professoras piauienses em relatos de memória

    Francisco Gomes Vilanova
    195-209
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84179
  • O surgimento do jardim de infância no Maranhão: do privado ao público, dos ricos aos pobres

    Isabela de Cássia Costa Vieira, Valéria Luíza Costa Gonçalves, Rosyane de Moraes Martins Dutra
    210-224
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83745
  • As crianças no Visconde da Graça: silêncios em gritaria

    Angelita Soares Ribeiro, Fabiola Mattos Pereira
    225-241
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83729
  • Micro-histórias comparadas da violência sexual sobre sujeitos infantis: análise de dois processos criminais da cidade de Caxias, RS, durante a Primeira República

    Fernando Cezar Ripe, Marcelo Marin Alves
    242-255
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83673
  • Navegando pela história do Movimento de Educação de Base e margeando suas propostas educativas: Tefé/AM (1963-1973)

    Leni Rodrigues Coelho
    256-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83732

Artigos de Demanda Contínua

  • Dalcídio Jurandir: do Peixe Frito às páginas de Dom Casmurro

    Lorenna Bolsanello de Carvalho, Márcia Cabral da Silva
    265-278
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83718
  • A capoeira e o desenvolvimento do esporte e da legislação desportiva no Brasil até a década de 1960

    Ricardo Martins Porto Lussac
    279-297
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83751
  • Trabalho e educação do campo no Vale do Juruá, Acre

    Marcondes de Lima Nicácio
    298-324
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84218
  • Análise retórica dos argumentos por uma educação inclusiva

    Renata de Melo Cardoso Palmares, Claudia Helena Azevedo Alvarenga
    325-337
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79042
  • Políticas públicas e ações coletivas na trajetória de escolarização de pessoas trans

    Jeferson Reis Santos, Anna Paula Vencato
    338-353
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84180
  • Transcrevivenciar a crítica à colonialidade em ambientes de educação formal

    Elisson Lima Santos, Edinéia Tavares Lopes
    354-368
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83679
  • Gênero e gestão escolar: a atuação de diretoras de escolas de ensino médio em tempo integral

    Roberta Kelly Santos Maia Pontes, Limária Araújo Mouta, Tereza Gláucia Rocha Matos
    369-383
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84170
  • Um olhar sobre as desigualdades étnico-raciais no ensino médio

    Graziela Cristina Gonçalves, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Verônica Christina Rodrigues Dutra
    384-395
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.83735
  • Efetivo exercício na educação básica e o ProUni: a (re)construção de uma docente

    Jaime Antônio Nalin, Vera Lucia Felicetti, Adriana Pineda Robayo
    396-411
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.78480
  • Produção e registro de dados em pesquisas interventivas

    Andréia Paro do Nascimento, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
    412-424
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79159

Elos

  • Diálogos, disputas e ressignificações na micropolítica dos processos de experimentação pedagógica

    Felipe Stevenazzi Alén
    425-440
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.77981
Ver Todas as Edições

Indexadores e Diretórios

             

além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema OAI para consultas.