Sobre a Revista

Teias tem como escopo a publicação de trabalhos científicos/acadêmicos originais, o incentivo à pesquisa e ao debate da área da educação, centrados nas relações com a sociedade. Publica artigos inéditos de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os trabalhos encaminhados para publicação em meios eletrônicos — inéditos — não podem ser apresentados simultaneamente para avaliação em outro periódico. Organiza-se trimestralmente por seção temática, em que se aceitam apenas trabalhos alinhados ao campo de pertinência do tema proposto; além dessa, recebe artigos para as demais seções próprias da Revista em demanda contínua.

e-ISSN: 1982-0305 | ISSN: 1518-5370 | Ano de criação: 2001 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: A2 (2017/2018) | DOI: 10.12957/teias

Anúncios

Edição Atual

v. 25 n. 77 (2024): Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo
					Visualizar v. 25 n. 77 (2024): Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo

 

 

Publicado: 23-05-2024

Editorial

  • Editorial

    Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.84541

Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo

  • Aprender ao longo da vida — direito humano, direito social e subjetivo, formação política: (inter)faces da educação no Brasil e no mundo

    Jane Paiva, María del Carmen Lorenzatti, Stéphanie Gasse
    2-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.84352
  • Aprender por toda a vida: da redistribuição ao reconhecimento

    Francisco Canindé Silva
    11-25
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82546
  • A aprendizagem/educação ao longo da vida como base filosófica para propostas de emancipação

    Bruno dos Santos Joaquim, Lucila Pesce
    26-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82592
  • A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (2015) e o Marco de Ação de Marraquexe (2022): estagnações e avanços na política internacional de educação de jovens e adultos

    Rogerio Teixeira de Oliveira, Marcia Cristina Rodrigues Cova
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.81450
  • O que mudou na educação de jovens e adultos no Brasil pós-ditadura? Entre o direito proclamado e o financiamento sistematicamente negado

    Bárbara Fernanda de Freitas, José Marcelino de Rezende Pinto
    53-68
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82641
  • Estado da arte sobre dissertações e teses acerca da arte na EJA: (2002 a 2023)

    Maria Soraia Dias Sousa, Gustavo Cunha de Araújo
    69-85
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82668
  • Direito à educação, educação ao longo da vida e educação de jovens e adultos: reafirmação de conceitos em tempos de retrocessos de direitos

    José Elesbão Duarte Filho, Renato Pontes Costa
    86-100
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82723
  • Luiz dá aula para juiz

    Vladimir Santos Vitovsky
    101-114
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82726
  • Sofrimento ético-político e interdição do direito à educação de jovens e adultos

    Sonia Maria Schneider, Aline Cristina de Lima Dantas
    115-127
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82495
  • Analfabetos absolutos no Brasil. Quem são esses novos/ velhos sujeitos?

    Luiz Carlos Gil Esteves
    128-146
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82663
  • A presença da (de)colonialidade na educação de pessoas jovens, adultas e idosas

    Ana Luísa Zanon Alonso, Carmem Lúcia Eiterer
    147-159
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82673
  • Sons da resistência: a influência da musicalidade na participação ativa de mulheres na capoeira

    Gleicivânia Eleutério de Oliveira, Nara Maria Forte Diogo Rocha
    160-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82077
  • El derecho a la educación de mujeres: la experiencia de una escuela de jóvenes y adultos

    Carla Betsabé Cotta Carrizo, Mariana Alejandra Tosolini, María Fernanda Delprato
    172-183
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82729
  • Educação das relações étnico-raciais na EJA campo: itinerários possíveis

    Rosiane Souza Santos, Idalina Souza Mascarenhas Borghi
    184-196
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.81524
  • Educação de jovens e adultos: desafios à educação inclusiva

    Olga Mara Bueno, Rita de Cássia da Silva Oliveira
    197-208
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.81564
  • Conciliação entre educação e maternidade: trajetórias escolares de mulheres da EJA na Maré/RJ

    Rosilaine Gonçalves da Fonseca, Eliane Ribeiro Andrade
    209-223
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.82712
  • O papel social da pessoa idosa: reflexões sob as lentes da teoria crítica do envelhecimento

    Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Mário César Barreto Moraes, Stella Margarida Betencourt da Câmara
    224-238
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2014.81355
  • O direito humano à educação para pessoas idosas: as bases legais do aprender ao longo da vida

    Eduardo Adriano Oliveira Côrtez, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
    239-252
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82092
  • Educação popular, educação ao longo da vida e o letramento digital de pessoas idosas: entre elos e contradições

    André Luís Nunes dos Santos, Aline Maria Batista Machado
    253-265
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82545
  • A educação e a aprendizagem ao longo da vida chegam à LDB brasileira: o conceito por detrás do princípio

    Marilda Merência Rodrigues, Jean Franco
    266-279
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82628
  • BNCC e DOP’s como instrumentos político-ideológicos das políticas educacionais da EJA

    Maíra Silva Nogueira, Emina Márcia Nery dos Santos, Anderson Madson Oliveira Maia
    280-294
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82672
  • Reflexão sobre a formação do docente para a EJA

    Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos
    295-305
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82305
  • Formación para el trabajo de jóvenes y adultos: agenda de inclusión en una universidad pública

    Maria Alejandra Bowman
    306-316
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82732
  • Política de educação e currículo trabalho e subjetivação de adultos 50+

    Elizângela Farias de Oliveira, Nadia Dumara Ruiz Silveira, Ozerina Victor de Oliveira
    317-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82110
  • Aprendizagem infindável e perda de prestígio das instituições de ensino superior

    Erinaldo Oliveira, Karla Saraiva
    330-342
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82526
  • Compondo currículos nômades nos cotidianos escolares da educação de jovens e adultos

    Daniele Fonseca, Tânia Mara Delboni
    343-356
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82720
  • Qualidade de vida de alunos da educação de jovens e adultos e reflexos na aprendizagem

    Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Silvana Coelho de Araújo da Anunciação, Rosana Alves de Melo
    357-369
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.81475
  • Qualificação da avaliação na EJA: perspectivas de educadoras de biologia em contexto regional

    André Henrique Schneeberger, Dilva Bertoldi Benvenutti, Ivo Dickmann
    370-384
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82707

Artigos de Demanda Contínua

  • Os sentidos da alfabetização na narrativa de vida dos alunos da EJA

    Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini
    385-397
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.81960
  • Os organismos internacionais e a educação ao longo da vida: ambiguidades do conceito e sua materialização na EJA do estado do Espírito Santo

    Talita Valadares, Ivan Cardoso Oliose, Edna Castro de Oliveira
    398-413
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.79733
  • O Programa Jovens Empreendedoras Primeiros Passos (JEPP) e o fomento à mentalidade empreendedora nas escolas

    Jociene Araujo Lima, Janaira Fernandes Teixeira, José Deribaldo Gomes dos Santos
    414-427
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.80298
  • O ensino de ciências no Bloco Inicial de Alfabetização: a visão de professoras dos anos iniciais de uma escola do Distrito Federal

    Maria Clara Chagas, Guilherme da Silveira Nunes, Ana Júlia Lemos Alves Pedreira
    428-438
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.75543
  • Projeto Plenarinha na educação infantil: possibilidades e desafios na roda de conversa

    Isabel Cristina Gonzaga de Oliveira Hunh, Monique Aparecida Voltarelli
    439-453
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.76373
  • A produção do conhecimento acerca da formação permanente de professores da educação infantil

    Juliana Mélo da Costa, Marilene Gabriel Dalla Corte
    454-466
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.77936
  • Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual: a organização educacional e pedagógica em documentos de Rondônia

    Márcia de Fátima Barbosa Corrêa, Anna Augusta Sampaio de Oliveira
    467-481
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.74608

Ensaios

  • Educação física e educação de jovens, adultos e idosos: um ensaio para tornar-se outra coisa

    Vitória da Silva Bemvenuto, José Augusto Dalmonte Malacarne, Luciana Marins Nogueira Peil
    482-489
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2024.82708
Ver Todas as Edições

Indexadores e Diretórios

             

além de todas as bibliotecas virtuais que utilizam o sistema OAI para consultas.