Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 22 n. 67 (2021): Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias
v. 22 n. 67 (2021): Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias
Publicado:
19-11-2021
Editorial
Editorial
Jane Paiva, Paula Leonardi
1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.63394
Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias
Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias
Alexandra Lima da Silva, Stéphanie Gasse
3-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.63395
A amorosidade no ato de educar em Paulo Freire e Humberto Maturana: aproximações possíveis
Elizandra Jackiw, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Cristiane Dall'Agnol da Silva Benvenutti
7-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61965
Entre Sísifo e Chronos: uma reflexão sobre tempos da docência, da infância e da esperança
Fabiana Eckhardt, Aline Praça Bernar, Renato Simões Moreira
18-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62392
Paulo Freire e Martin-Baró, caminhos cruzados: um ensaio de compreensão sobre consciência e educação
Ruth Maria de Paula Gonçalves, Valeska Mariano Castro
31-42
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62080
Sêneca e Paulo Freire: leitura como equipagem contra a stultitia contemporânea
Maria Alice Gouvêa Campesato
43-55
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61966
Da autonomia ao aprisionamento: a faceta conservadora e os ataques ao patrono da educação brasileira
Rafael de Farias Ferreira, Jorge Fernando Hermida Aveiro
56-71
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62056
Paulo Freire e o pensamento educacional progressista brasileiro: ataques do Escola sem Partido
Isabela Maria Oliveira Catrinck, Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
72-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62067
Por uma escola democrática: contribuições de Paulo Freire
Maria de Lourdes Teixeira Barros, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
85-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62048
Educação e conscientização: acerca da concepção freireana de “ser mais”
Cleonice Aparecida Raphael da Silva, Maria Terezinha Bellanda Galuch, José Mateus Bido
93-108
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62077
Alfabetização e dialogicidade freireana: aprendizagens, sentidos e possibilidades
Kleber Peixoto de Souza, Leila Damiana Almeida dos Santos Souza
109-121
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62397
Experiências de um sarau: o inédito viável em meio a pandemia
Penélope Alberto Rodrigues, Viviane Letícia Silva Carrijo, Luciana Kool Modesto-Sarra
122-132
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62012
O espaço vivido e a pedagogia situada em Paulo Freire
Enio Serra
133-144
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62401
Paulo Freire e pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação
Eda de Oliveira Henriques, Heriédna Cardoso Guimarães, Verônica Fabiola Neves Rodrigues
145-158
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62031
O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire
Joelson de Sousa Morais, Helen Arantes Martins, Inês Ferreira de Souza Bragança
159-171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62017
Paulo Freire e Walter Benjamin: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educação
Dilson Miklos Pereira
172-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62041
Situação limite e formação docente: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia
Geniana dos Santos, Maria G. Pereira Ferreira
190-202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62021
É tempo de esperançar: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada
Mariana dos Santos Cezar, Samuel Rocha Oliveira
203-216
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62062
Educação física, formação continuada e Paulo Freire: reflexões sobre uma proposta pedagógica remota
Danielle Müller de Andrade, Fabiana Celente Montiel, Márcia Rejane Vieira Guimarães
217-231
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.59076
Percepções de trabalho e formação: tessituras do quefazer com a cultura de paz
Madson Pinto Santos, Rosária Helena Ruiz Nakashima
232-245
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.59773
Um olhar sobre a educação no campo: o projeto político pedagógico da Escola Estadual Professor João Florentino da Silva Neto, na cidade de Cáceres-MT
Leandro de almeida, Joana Paulin Romanowski
246-261
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.59095
Culturas quilombolas invisibilizadas nos currículos de formação de professores: caminhos em Freire para a humanização
Andréia Regina Silva Cabral Libório, Marina Graziela Feldmann
262-276
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62074
Paulo Freire e a escola necessária à inclusão
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
277-288
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62071
Uma proposta metodológica de conscientização para a prática de educação ambiental escolar: a partir da Teoria de Paulo Freire
Silvia Patrícia da Silva Marques, Carla Luciane Blum Vestena, Leandro Redin Vestena
289-302
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.59996
Aprendendo com os processos revolucionários no continente africano: práticas pedagógicas de Paulo Freire
José Francisco dos Santos
303-314
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.60327
Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano
Rodrigo Tadeu Pereira Costa
315-329
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61733
Mulheres da e na EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo Freire
Maria Cláudia Mota dos Santos Barreto, Gilvanice Barbosa da Silva Musial
330-342
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62022
Ensino de ciências freiriano: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks
Eloize Braga Quintanilha, Fernanda Antunes Gomes da Costa
343-354
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.60162
Ensaios
Pedagogie et utopie
Jean Houssaye
355-361
PDF (Français (Canada))
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62756
Elos
El legado de Paulo Freire para la formación docente en los contextos actuales
María del Carmen Lorenzatti, Valentina Saldari
362-371
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62796
Currículum y justicia escolar en contextos pluriculturales
Carina Viviana Kaplan, Elisa Martina de los Ángeles Sulca
372-381
PDF (Español (España))
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62798
Las tecnologías digitales en la escuela: antes y después de la pandemia de Covid-19
Judith Kalman
382-398
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62799
Entrevista
Paulo Freire, alegria e esperança. mensagem para educadores de jovens e adultos de Angra dos Reis (1994)
Sandra Regina Sales
399-404
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.63392
Artigos de Demanda Contínua
Gestão escolar democrática: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro
Carlos César Macêdo Maciel, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
405-419
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.51346
Silenciamento e diálogo na avaliação escolar
Maria Teresa Esteban, Bruna de Souza Fabricante Pina
420-433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52977
Ser um/a professor/a dissidente: entre a vida que se constrói de forma contingente e a ficção representativa
Silas Veloso de Paula Silva, Isabella Nara Costa Alves
434-449
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53031
A experiência estética na prática docente da educação básica
Maurício Inácio dos Santos, Carlos Betlinski
450-465
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043
Invenções na/da escola: massinha, estética e negociações
Bianca De Menezes Castro Da Silva
466-477
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53580
Saberes docentes em educação ambiental na Escola Família Agroecológica do Macacoari
Walquíria de Araújo Pereira, Raimunda Kelly Silva Gomes
478-497
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53445
Culturas infantis e aprendizagens das crianças pequenas na pré-escola
Claines Kremer, Maria Carmen Silveira Barbosa
498-514
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53442
Imaginação criadora, criação literária e desenvolvimento infantil
Neire Márcia da Cunha, Ana Maria Esteves Bortolanza
515-529
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53460
Leitura na tela por estudantes do 5º ano: reflexões acerca da constituição de um leitor digital
Flávia Brocchetto Ramos, Adriana Ferreira Boeira, Eliana Rela
530-544
PDF
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.48333
Comunidade de informática na educação no Brasil: análises das contribuições e colaborações
Gustavo Silva Semaan, Edelberto Franco Silva, José André de Moura Brito
545-563
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52845
Produção de brinquedos científicos com material reciclável: uma maneira lúdica de ensinar e aprender ciências
Rodolfo de Moura Marques, Paulo Henrique Dias Menezes
564-577
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52562
A pesquisa na iniciação científica de ensino médio e o jovem estudante: uma visão semiótica e auto-organizada
Alan Rodrigo Antunes, Marcia Regina Canhoto de Lima
578-592
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52821
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários