Ser um/a professor/a dissidente: entre a vida que se constrói de forma contingente e a ficção representativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53031Palavras-chave:
docência, dissidência, ficção, identidade, sujeito.Resumo
Este ensaio busca provocar reflexões sobre identidades docentes, discutindo as im(possibilidades) de qualquer fechamento e sutura dos sujeitos que as incorporam. Aponta-se a representação hegemônica do/a profissional docente como uma ficção representativa que se modifica ou se conserva de acordo com as disputas pelas demandas educativas. A partir de discussões teóricas sobre identidade, sujeito e performance, e de experiências vividas pelos autores/as e/ou por docentes mencionados/as aqui como “dissidentes”, reitera-se a relevância do olhar para as diversas posições desses sujeitos humanos e profissionais a partir da concepção de que não se nasce professor/a torna-se um/uma. O trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, a partir de uma perspectiva orientada aos problemas expostos (problem driven researche), conclui-se situando a regulação das identidades e performances docentes diante dos discursos hegemônicos de normatização, e as (im)possibilidades de superar tais restrições através de corpos e experiências dissidentes no campo da educação.Downloads
Publicado
19-11-2021
Como Citar
DE PAULA SILVA, Silas Veloso; ALVES, Isabella Nara Costa. Ser um/a professor/a dissidente: entre a vida que se constrói de forma contingente e a ficção representativa. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 434–449, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.53031. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53031. Acesso em: 8 dez. 2024.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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