Uma proposta metodológica de conscientização para a prática de educação ambiental escolar: a partir da Teoria de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.59996Palavras-chave:
Metodologia de Ensino, Tecnologias Educacionais, Meio Ambiente.Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma proposta metodológica, intitulada “Tríade da Conscientização” para o ensino da Educação Ambiental escolar, a partir da teoria de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e com utilização da análise do discurso. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em um colégio público do interior do Paraná. Na aplicação da proposta metodológica, observou-se e avaliou-se a interação, a produção e as respostas dos educandos às atividades propostas. Os resultados demonstraram que a proposta permitiu a exploração e integralização dos conteúdos de Geografia por meio da prática de Educação Ambiental. Percebeu-se também, que essa proposta despertou o interesse dos educandos em buscar novas informações, extrapolando os conteúdos do livro didático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.