Leitura na tela por estudantes do 5º ano: reflexões acerca da constituição de um leitor digital

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Dr. Letras PUCRS. Pós-doutor Educação UFMG
  • Adriana Ferreira Boeira Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul
  • Eliana Rela Doutor em Informática da Educação na UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.48333

Palavras-chave:

Leitura, Tela, Sites, Estudantes

Resumo

Este artigo discute e problematiza o entendimento sobre leitura de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, situada no município de Vacaria-RS, bem como apresenta os sites preferidos dos interlocutores, a fim de buscar evidências sobre a constituição de leitores digitais. A investigação apoia-se, em especial, nas reflexões de Larrosa, Chartier, Santaella e Cameira e Cardoso acerca da leitura e dos leitores. A abordagem metodológica é empírica, de caráter qualitativo, sendo o corpus composto pelos enunciados produzidos, por vinte estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Aponta-se que a leitura por meio do jogo digital representa um desafio ao leitor e pode possibilitar ao leitor apropriação, invenção, produção de significados e sentidos ao hipertexto.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Dr. Letras PUCRS. Pós-doutor Educação UFMG

Dr. Letras PUCRS. Pós-doutor Educação UFMG.

Bolsita Produtividade CNPq.

Membro Comissão Tècnica PNBE 2015.

Pesquisa leitura, literatura e PNBE.

Adriana Ferreira Boeira, Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul

Professora no IFRS, campus Vacaria.

Eliana Rela, Doutor em Informática da Educação na UFRGS

Professora no PPGEdu-UCS e no PPGHist-UCS

Coordenadora do PPGHist-UCS

Doutor em Informática da Educação na UFRGS

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

RAMOS, Flávia Brocchetto; BOEIRA, Adriana Ferreira; RELA, Eliana. Leitura na tela por estudantes do 5º ano: reflexões acerca da constituição de um leitor digital. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 530–544, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.48333. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/48333. Acesso em: 8 dez. 2024.