Leitura na tela por estudantes do 5º ano: reflexões acerca da constituição de um leitor digital
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.48333Palavras-chave:
Leitura, Tela, Sites, EstudantesResumo
Este artigo discute e problematiza o entendimento sobre leitura de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, situada no município de Vacaria-RS, bem como apresenta os sites preferidos dos interlocutores, a fim de buscar evidências sobre a constituição de leitores digitais. A investigação apoia-se, em especial, nas reflexões de Larrosa, Chartier, Santaella e Cameira e Cardoso acerca da leitura e dos leitores. A abordagem metodológica é empírica, de caráter qualitativo, sendo o corpus composto pelos enunciados produzidos, por vinte estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Aponta-se que a leitura por meio do jogo digital representa um desafio ao leitor e pode possibilitar ao leitor apropriação, invenção, produção de significados e sentidos ao hipertexto.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.