Imaginação criadora, criação literária e desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53460Palavras-chave:
Imaginação Criadora, Criação Literária, Desenvolvimento InfantilResumo
A escola tem papel primordial na formação e desenvolvimento das capacidades superiores da criança, e de sua autonomia no processo de apropriação e objetivação dos bens materiais e imateriais da humanidade. O estudo é parte de uma pesquisa qualitativa, de natureza dialógica (2016-2019), cujo objetivo foi compreender o processo de formação de autoria em crianças de uma escola pública. O artigo tem o objetivo de discutir a formação da imaginação criadora da criança e suas relações com a criação literária, em seu desenvolvimento, à luz dos escritos de Vigotski. Conclui-se que a formação e o desenvolvimento da personalidade criadora da criança estão condicionados ao ato de criação encarnado na atividade, e seguem a linha de futuro do desenvolvimento infantil, impulsionados pelo trabalho colaborativo com parceiros mais experientes culturalmente. Nesse processo, a escola como locus da cultura mais elaborada da atividade humana tem um papel fundamental.
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