Imaginação criadora, criação literária e desenvolvimento infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53460

Palavras-chave:

Imaginação Criadora, Criação Literária, Desenvolvimento Infantil

Resumo

  

A escola tem papel primordial na formação e desenvolvimento das capacidades superiores da criança, e de sua autonomia no processo de apropriação e objetivação dos bens materiais e imateriais da humanidade. O estudo é parte de uma pesquisa qualitativa, de natureza dialógica (2016-2019), cujo objetivo foi compreender o processo de formação de autoria em crianças de uma escola pública. O artigo tem o objetivo de discutir a formação da imaginação criadora da criança e suas relações com a criação literária, em seu desenvolvimento, à luz dos escritos de Vigotski. Conclui-se que a formação e o desenvolvimento da personalidade criadora da criança estão condicionados ao ato de criação encarnado na atividade, e seguem a linha de futuro do desenvolvimento infantil, impulsionados pelo trabalho colaborativo com parceiros mais experientes culturalmente. Nesse processo, a escola como locus da cultura mais elaborada da atividade humana tem um papel fundamental.

   

Biografia do Autor

Neire Márcia da Cunha, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutorado em Educação (UNESP)    

Ana Maria Esteves Bortolanza, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutora em Educação pela UNESP/ Estudos de Pós-Doutorado em Educação (Universidade de Évora, Portugal)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL 

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

     

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

CUNHA, Neire Márcia da; ESTEVES BORTOLANZA, Ana Maria. Imaginação criadora, criação literária e desenvolvimento infantil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 515–529, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.53460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53460. Acesso em: 8 dez. 2024.