Culturas infantis e aprendizagens das crianças pequenas na pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53442

Palavras-chave:

Aprendizagem, Crianças Pequenas, Culturas Infantis

Resumo

Este artigo é subsequente a uma pesquisa de Mestrado fundamentada em diálogos teóricos entre a Pedagogia da Infância e a Antropologia Interpretativa, que teve como objetivo compreender o ponto de vista de crianças pequenas acerca de suas aprendizagens na pré-escola. Metodologicamente, o estudo orientou-se nos pressupostos da Pesquisa com Crianças e da Etnografia. Para este artigo, os dados construídos no campo empírico foram organizados em duas unidades analíticas: a primeira com foco na relação entre brincadeira e aprendizagem, e a segunda com ênfase na apropriação que as crianças fazem sobre a escrita dos nomes. Os resultados sugerem que as culturas infantis são intimamente relacionadas às aprendizagens das crianças e conclui-se que elas devem ser consideradas na discussão de processos educativos na pré-escola.

Biografia do Autor

Claines Kremer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

É Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa de Estudos sobre Infâncias. Possui Graduação em Pedagogia (2016) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas do município de Tramandaí/RS. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas/UFRGS - CLIQUE

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

É Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação. Foi coordenadora do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Pátio - Educação infantil e da Revista Infancialatinoamericana em colaboração com oito países. Participa como Comitê Editorial e avaliadora ad-hoc em outras revistas científicas. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

KREMER, Claines; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas infantis e aprendizagens das crianças pequenas na pré-escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 498–514, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.53442. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53442. Acesso em: 8 dez. 2024.