Por uma escola democrática: contribuições de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62048

Palavras-chave:

Paulo Freire, educação democrática, políticas educacionais

Resumo

Paulo Freire, um pensador que construiu um projeto de educação emancipatória contra a opressão e a favor da liberdade, vem sendo justamente homenageado neste centenário de seu nascimento com muitas reflexões acerca de sua obra e das inúmeras contribuições para a educação, no Brasil e no mundo. Este ensaio tem por objetivo tratar dessas contribuições, em especial quanto às políticas públicas inovadoras que foram concretizadas quando de sua experiência como Secretário de Educação na cidade de São Paulo. A partir de uma revisão bibliográfica e documental, foi possível estabelecer um diálogo com suas políticas educacionais e compreender princípios fundamentais para a construção de uma escola verdadeiramente democrática, quais sejam: participação, descentralização e autonomia. Seja para a ação pedagógica em sala de aula ou para a gestão educacional, Freire contempla tais princípios em sua práxis e deixa um legado essencial para os educadores comprometidos com a justiça social.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Teixeira Barros, Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio

Doutora em Educação - PUC-Rio. Departamento de Educação. Membro grupo GEFOCC. Área: Educação.

Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza, Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio

Departamento de Educação PUC/Rio

Didática, Currículo e Formação de Professores

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

BARROS, Maria de Lourdes Teixeira; MARCONDES DE SOUZA, Maria Inês Galvão Flores. Por uma escola democrática: contribuições de Paulo Freire. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 85–92, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.62048. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62048. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias