Paulo Freire e a escola necessária à inclusão
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62071Palavras-chave:
Paulo Freire, educação especial, inclusão.Resumo
A constante vivificação do pensamento de Paulo Freire permite que questões coetâneas possam ser discutidas à luz do pensamento freireano, ainda que o mesmo não tenha pautado nomeadamente determinado assunto. Essa premissa aplica-se à Educação Especial. Mesmo sem escritos específicos sobre o tema, é possível iluminar o debate acerca da Educação Especial a partir das obras de Paulo Freire. E esta interface caracteriza a intenção do artigo: avigorar o pensamento de Freire no debate acerca da Educação Especial, colocando o tema em diálogo com um autor denso, tomando igualmente Paulo Freire a partir de uma pauta contemporânea. Metodologicamente o texto trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, pautado em uma revisão sistemática da obra freiriana, com o objetivo buscar excertos e ideias que dialoguem com conceitos atuais de Educação Especial, Educação Inclusiva e Equidade. O texto está dividido em três seções: ‘Sobre Educação Especial, Educação Inclusiva e Equidade’, onde são expostos os fragmentos legais que assinalam a compreensão dos conceitos designados; ‘Discutindo os conceitos à luz do pensamento de Paulo Freire’, onde os conceitos são tomados sob a ótica do autor, e ‘O pensamento freireano e a escola necessária à inclusão’, tecendo reflexões sobre a escola inclusiva a partir da obra de Paulo Freire. Como conclusão, a narrativa conduz à compreensão que a escola necessária à inclusão se sustenta em diversas premissas freireanas, assumindo um lugar de curiosidade crítica e contestação, buscando somar esforços ao debate denso (por vezes tenso) em relação à educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Palavras-chave: Paulo Freire; educação especial; inclusão.
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