Paulo Freire e pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62031Palavras-chave:
Paulo Freire, Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, Memoriais de formaçãoResumo
Este texto dedica-se à tessitura de um diálogo entre o potencial investigativo e formador das narrativas no âmbito da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, e o que Silva, no prefácio da quinquagésima primeira edição do livro A Importância do ato de ler de autoria de Paulo Freire, vai chamar de uma epistemologia da leitura. Para compor a tessitura dialogal entre os escritos de Paulo Freire e Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica recorremos à proposição freiriana de leitura de mundo e leitura da palavra e as contribuições da Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica que busca atribuir valor de conhecimento à subjetividade, compreendendo a partir das narrativas das histórias de vida e formação dos sujeitos as referências ao mesmo tempo singulares e sociais que compõem seus processos de formação. Compomos o texto em três partes que acompanhadas da introdução e considerações finais apresentam a ideia de leitura em Paulo Freire, a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica como perspectiva de produção de pesquisas em educação e formação de professores, e a escrita dos memorias de formação como um dos possíveis, dentre outros, modos de conexão entre a leitura de mundo, da palavra e de si nos processos de formação. A construção desse diálogo é enriquecedora para a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica e amplia as ressonâncias entre a obra de Paulo Freire e seu caráter plural, não dicotômico, entre vida e obra, entre texto e contexto.
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