Ensino de ciências freiriano: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.60162Palavras-chave:
literatura infantil, ensino de ciências, relações étnico-raciaisResumo
Este artigo, de base teórica, tem por objetivo promover aproximações entre o Ensino de Ciências e o legado freiriano a partir de narrativas femininas negras para infância. Acreditamos ser fundamental pensarmos um mundo outro, tendo a escola como local de transformação e de engajamento na luta por uma sociedade menos injusta. Para tal, teceremos aproximações entre Paulo Freire e bell hooks[1], buscando mostrar ser possível epistemologias comprometidas com uma verdadeira mudança social, tão necessária diante dos desafios impostos pela conjuntura atual. Sendo este ano de 2021 o ao do centenário de Paulo Freire, se faz urgente o retorno ao seu pensamento e prática libertadora, assim como reavivar experiências, reencantar o futuro. Portanto, buscaremos pensar de que forma a Literatura pode ser uma narrativa potente na busca por fazer emergir vozes silenciadas, assim como o Ensino de Ciências pode se mostrar também parte fundamental para uma formação humana capaz de produzir conhecimento em prol da justiça social. Para isto, vamos revistar e ressignificar a palavra freiriana e também a Literatura Infantil de bell hooks, duas vozes que denunciam as desigualdades, assim como anunciam possibilidades de ser e estar em um mundo verdadeiramente igualitário. Acreditamos assim, celebrar Paulo Freire e pensar um mundo outro possível.
[1] A autora utiliza o próprio nome escrito todo em letras minúsculas, justificando que a ênfase de seu trabalho deve ser dada ao conteúdo de sua escrita e não à sua pessoa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.