A pesquisa na iniciação científica de ensino médio e o jovem estudante: uma visão semiótica e auto-organizada
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52821Resumo
Nesta pesquisa são apresentadas as percepções dos jovens estudantes que vivenciaram a Iniciação Científica (I.C.) de Ensino Médio (E.M.) em uma instituição federal de ensino. Participaram 13 ex-orientandos em um desenho longitudinal de 8 anos. Usou-se como referencial teórico a Semiótica de Charles S. Peirce, a Teoria da Auto-organização de Michel Debrun e a Sociologia da Juventude. Foi caracterizada como uma pesquisa na ação, fundamentada nas ideias de Stenhouse e teve como principais objetivos: analisar o processo educacional em um ambiente de I.C. de E.M.; e apontar as percepções dos sujeitos da pesquisa em relação à formação proporcionada pelo aprendizado compartilhado entre orientador e jovem estudante. Sendo assim, o processo educacional apresentou valorização da conclusão do E.M. e da apropriação de novos conhecimentos; e aporte significativo da I.C. para as disciplinas escolares.
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