O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62017Palavras-chave:
Paulo Freire, Escritas Narrativas (auto)biográficas, Formação de Professores.Resumo
Tecemos uma reflexão de abordagem teórica bibliográfica neste texto, com o objetivo de compreender o pensamento de Paulo Freire no contexto de uma pedagogia narrativa no Brasil. As ideias partem de reflexões das obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como Prática de Liberdade de Paulo Freire (2013; 2014; 1996) em articulação com Josso (2010), Bragança (2018), Passeggi (2011; 2016), e outros. O objetivo é fazer um diálogo entre os autores operando sobre a pedagogia narrativa como uma prática da liberdade. Interrogamos saber as políticas de formação e suas contribuições na construção da formação de professores. Os resultados mostram que uma pedagogia narrativa com que Freire empreendeu, representou um “divisor de águas” no campo da formação de professores, e que se reverberou um diferentes correntes epistemológicas, como na tessitura das pesquisas em educação, e na consequente ampliação do campo das narrativas (auto)biográficas na educação e em outras áreas do conhecimento. Seu legado é inestimável para a sociedade brasileira, permeando diferentes temporalidades e alcançando várias outras gerações de professores pesquisadores narradores na formação humana.
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