A experiência estética na prática docente da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043

Palavras-chave:

Estética. Trabalho docente. Educação. Racionalidade técnica.

Resumo

Este artigo aborda o tema da experiência estética na prática docente. O condutor da investigação foi:  Como os docentes da Educação Básica percebem a experiência estética em suas práticas? O objetivo foi caracterizar as experiências estéticas realizadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, para identificar elementos que geram o empobrecimento dessa experiência nessas práticas. A partir da análise de dados e à luz das teorias de Theodor Adorno e Max Horkheimer, afirma-se que a redescoberta do lugar da experiência estética cria sentidos e potencializa o trabalho docente, superando a tendência reducionista da racionalidade instrumental e o desencanto pela profissão.

Biografia do Autor

Maurício Inácio dos Santos, Fundação Presidente Antônio Carlos (Unipac). Lambari/MG - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em História e Pedagogia. Professor da Fundação Presidente Antônio Carlos.

Carlos Betlinski, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor de Filosofia da educação do programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA.

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

DOS SANTOS, Maurício Inácio; BETLINSKI, Carlos. A experiência estética na prática docente da educação básica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 450–465, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.53043. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53043. Acesso em: 2 maio. 2025.