Alfabetização e dialogicidade freireana: aprendizagens, sentidos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62397Palavras-chave:
Alfabetizar. Dialogia. Letramento. Polissemia.Resumo
Sendo a dialogicidade uma das principais categorias da educação libertadora de Paulo Freire, não é possível conceber o processo alfabetizador sem dar centralidade a capacidade que o mesmo tem de criticizar o debate de situações desafiadoras na práxis que envolve o aprender e o ensinar. Sendo assim, o presente artigo apresenta algumas reflexões sobre diferentes concepções de alfabetização que, por sua vez, nos permitirá instaurar uma espécie de roda dialógica com alguns autores e seus pressupostos teóricos. Objetivamos assim, criar um movimento onde os vários sentidos do termo alfabetização se confrontam e se completa, gerando uma perspectiva ampliada para esse processo múltiplo e singular. Metodologicamente, fizemos uma busca na literatura acerca dos processos de alfabetização, sobretudo os estudos de Magda Soares e também as intersecções de algumas concepções teóricas com a práxis alfabetizadora de Paulo Freire. Como resultado, esperamos que educadores possam se valer dos múltiplos sentidos (polissemia) que reveste o termo alfabetização.
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