Alfabetização e dialogicidade freireana: aprendizagens, sentidos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62397

Palavras-chave:

Alfabetizar. Dialogia. Letramento. Polissemia.

Resumo

Sendo a dialogicidade uma das principais categorias da educação libertadora de Paulo Freire, não é possível conceber o processo alfabetizador sem dar centralidade a capacidade que o mesmo tem de criticizar o debate de situações desafiadoras na práxis que envolve o aprender e o ensinar. Sendo assim, o presente artigo apresenta algumas reflexões sobre diferentes concepções de alfabetização que, por sua vez, nos permitirá instaurar uma espécie de roda dialógica com alguns autores e seus pressupostos teóricos. Objetivamos assim, criar um movimento onde os vários sentidos do termo alfabetização se confrontam e se completa, gerando uma perspectiva ampliada para esse processo múltiplo e singular. Metodologicamente, fizemos uma busca na literatura acerca dos processos de alfabetização, sobretudo os estudos de Magda Soares e também as intersecções de algumas concepções teóricas com a práxis alfabetizadora de Paulo Freire. Como resultado, esperamos que educadores possam se valer dos múltiplos sentidos (polissemia) que reveste o termo alfabetização.

Biografia do Autor

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduado em Pedagogia (1996) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Na mesma instituição realizou sua Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Educação (2006). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceira com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Faculdade Maria Milza (FAMAM), nesta última foi coordenador do curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve atividades docentes/investigativas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), sendo professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso através do qual foi coordenador do subprojeto Tecendo Saberes e Constituindo a Docência no Contexto do Campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE CAPES/MEC). Como membro do Núcleo de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB orientou e compôs bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, também vem participando dos eventos organizados pelo Núcleo e por outras instituições que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo. Dentre as áreas de atuação docente e de pesquisa a Educação Especial Inclusiva aparece com certo destaque, pois, ministra componente curricular e desenvolve a pesquisa de doutorado nessa área. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB), através do qual foi indicado para uma Missão de Estudo (Março a Setembro de 2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Leila Damiana é Pedagoga, com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atuou na Pró-Reitoria de Graduação, coordenando o Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (NUFORDES) e presidindo o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério a Educação Básica. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da UFRB/Cetens. É vice-líder do Núcleo de Pesquisa sobre Formação para Docência no Ensino Superior (NUPEDES/CNPq) com pesquisas relacionadas à linha de Docência no Ensino Superior: Diversidade, Saberes, Práticas e Culturas. Anteriormente atuou como docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus de Senhor do Bonfim/BA, quando exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Foi docente da Faculdade Maria Milza (FAMAM) e atuou em instituições de educação básica. Suas pesquisas perpassam pela constituição dos processos identitários de comunidades indígenas, quilombola e campesinas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Culturas e Identidades, Culturas de Infâncias e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui livro e artigos publicados de sua autoria e em coautoria.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Souza, K. P. de, & Souza, L. D. A. dos S. (2021). Alfabetização e dialogicidade freireana: aprendizagens, sentidos e possibilidades. Revista Teias, 22(67), 109–121. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62397

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias