Invenções na/da escola: massinha, estética e negociações
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.53580Palavras-chave:
Currículo, Arte, CorpoResumo
O cotidiano na\da escola fugaz e aiônico, posicionado pelas crianças, está expresso neste artigo que tem como objetivo sentir a dimensão das relações estéticas na elaboração das aulas e horizontalizar os saberesfazeres tecidos pelos corpos no currículo praticado. Nesse sentido, a metodologia utilizada é da práticateoriaprática, ou seja, as práticas que forem surgindo pelas alunas e pelos alunos serão dialogadas com autores que ajudem a questionar a prática educativa para que, posteriormente, possamos criar novas práticas em decorrências dos desejos e confrontos. Uma aula feita na escola pública, situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, com crianças do quarto ano, coloca em jogo a lógica da ruptura cotidiana que proporciona outras possibilidades na sala de aula, com práticas instintivas e pensadas das crianças como: pintar, bagunçar, experimentar e criar, movimentamos a obra estética do currículo feito no dia a dia. Portanto, vemos as pistas éticas e estéticas para a democratização microbiana das escolas que são feitas nas alteridades infantis.Downloads
Publicado
19-11-2021
Como Citar
DA SILVA, Bianca De Menezes Castro. Invenções na/da escola: massinha, estética e negociações. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 466–477, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.53580. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53580. Acesso em: 8 dez. 2024.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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