Invenções na/da escola: massinha, estética e negociações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53580

Palavras-chave:

Currículo, Arte, Corpo

Resumo

O cotidiano na\da escola fugaz e aiônico, posicionado pelas crianças, está expresso neste artigo que tem como objetivo sentir a dimensão das relações estéticas na elaboração das aulas e horizontalizar os saberesfazeres tecidos pelos corpos no currículo praticado. Nesse sentido, a metodologia utilizada é da práticateoriaprática, ou seja, as práticas que forem surgindo pelas alunas e pelos alunos serão dialogadas com autores que ajudem a questionar a prática educativa para que, posteriormente, possamos criar novas práticas em decorrências dos desejos e confrontos. Uma aula feita na escola pública, situada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, com crianças do quarto ano, coloca em jogo a lógica da ruptura cotidiana que proporciona outras possibilidades na sala de aula, com práticas instintivas e pensadas das crianças como: pintar, bagunçar, experimentar e criar,  movimentamos a obra estética do currículo feito no dia a dia. Portanto, vemos as pistas éticas e estéticas para a democratização microbiana das escolas que são feitas nas alteridades infantis. 

Biografia do Autor

Bianca De Menezes Castro Da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Mestre em Educação (ProPEd-UERJ), licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora da Educação básica no município do Rio de Janeiro - Anos iniciais.

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

DA SILVA, Bianca De Menezes Castro. Invenções na/da escola: massinha, estética e negociações. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 466–477, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.53580. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53580. Acesso em: 8 dez. 2024.