Educação física, formação continuada e Paulo Freire: reflexões sobre uma proposta pedagógica remota
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.59076Palavras-chave:
formação docente, atividades remotas, educação física.Resumo
Este artigo, fruto do desenvolvimento de uma atividade pedagógica não presencial denominada Estudos Avançados em Educação, do Curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, teve como objetivo compreender como a discussão feita no decorrer das atividades desenvolvidas tocou e mobilizou os/as alunos/as, individual e coletivamente, bem como se os/as provocou à reflexão acerca do seu papel social como educador/a e como cidadão/ã. O corpus de análise, constituído de memórias reflexivas escritas pelos/as estudantes como tarefa final, foi analisado por meio da metodologia de análise textual discursiva. Os resultados apontam a contribuição da proposta pedagógica para a formação continuada de professores/as, bem como para a reflexão acerca do papel social da Educação Física e de sua contribuição para a formação de sujeitos críticos, participativos e compromissados com a transformação social e com a promoção de uma educação pública e de qualidade para todos/as.
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