Gestão escolar democrática: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51346

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Democracia, Neoliberalismo, Processo Histórico.

Resumo

O presente Artigo Científico tem como objetivo compreender o processo histórico que protagonizou a democratização do ambiente escolar no contexto brasileiro marcado pelo neoliberalismo. Trata-se de uma análise bibliográfica, de natureza qualitativa, e que vem promover o incessante debate em torno da gestão escolar democrática, onde a (des) construção de valores sociais, políticos, econômicos e culturais se faz necessária. Buscou-se realizar uma leitura minuciosa de dois principais documentos que legalizam a educação brasileira: a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996. Assim também, realizou-se a leitura das obras de importantes estudiosos e pensadores do fenômeno democrático, tais como Bobbio (1987), Chauí (1997) e Paro (2002).

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

MACÊDO MACIEL, Carlos César; DA SILVA RIBEIRO MIKI, Pérsida. Gestão escolar democrática: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 405–419, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.51346. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/51346. Acesso em: 8 dez. 2024.