Gestão escolar democrática: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.51346Palavras-chave:
Gestão Escolar, Democracia, Neoliberalismo, Processo Histórico.Resumo
O presente Artigo Científico tem como objetivo compreender o processo histórico que protagonizou a democratização do ambiente escolar no contexto brasileiro marcado pelo neoliberalismo. Trata-se de uma análise bibliográfica, de natureza qualitativa, e que vem promover o incessante debate em torno da gestão escolar democrática, onde a (des) construção de valores sociais, políticos, econômicos e culturais se faz necessária. Buscou-se realizar uma leitura minuciosa de dois principais documentos que legalizam a educação brasileira: a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996. Assim também, realizou-se a leitura das obras de importantes estudiosos e pensadores do fenômeno democrático, tais como Bobbio (1987), Chauí (1997) e Paro (2002).Downloads
Publicado
19-11-2021
Como Citar
MACÊDO MACIEL, Carlos César; DA SILVA RIBEIRO MIKI, Pérsida. Gestão escolar democrática: proposições legais no contexto neoliberal brasileiro. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 405–419, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.51346. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/51346. Acesso em: 8 dez. 2024.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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