Paulo Freire e Martin-Baró, caminhos cruzados: um ensaio de compreensão sobre consciência e educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62080Palavras-chave:
consciência, psicologia, educação, pedagogia.Resumo
O artigo traz o complexo categorial de Paulo Freire, destacando sua influência nos estudos de Martín-Baró, buscando evidenciar a contribuição de tais fundamentos na objetivação de atividades educativas voltadas ao adolescente na escola pública, considerando a consciência como norte. Nesse sentido, intentamos revisitar obras dos autores referidos, as quais são pertinentes ao cerne de nossa questão central. Com efeito, os lineamentos teóricos freirianos da Pedagogia do Oprimido são examinados no contexto da práxis psicológica pensada por Martin-Baró. Ademais, o artigo intitulado, além de estudos que tratem da questão do adolescente como sujeito social e historicamente mediado são a bússola para analisar as categorias consciência e conscientização no que se refere a práxis. Iluminados pela ontologia marxiana e nos apoiando em Vigotski, Leontiev, Montero, Lane e Góis, buscamos trazer uma perspectiva do desenvolvimento humano, em particular, a adolescência, identificando limites e possibilidades do quefazer da psicologia e da educação; diante da relação de opressão vivida pelo homem no contexto do antagonismo entre capital e trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.