Paulo Freire e Martin-Baró, caminhos cruzados: um ensaio de compreensão sobre consciência e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62080

Palavras-chave:

consciência, psicologia, educação, pedagogia.

Resumo

O artigo traz o complexo categorial de Paulo Freire, destacando sua influência nos estudos de Martín-Baró, buscando evidenciar a contribuição de tais fundamentos na objetivação de atividades educativas voltadas ao adolescente na escola pública, considerando a consciência como norte. Nesse sentido, intentamos revisitar obras dos autores referidos, as quais são pertinentes ao cerne de nossa questão central. Com efeito, os lineamentos teóricos freirianos da Pedagogia do Oprimido são examinados no contexto da práxis psicológica pensada por Martin-Baró. Ademais, o artigo intitulado, além de estudos que tratem da questão do adolescente como sujeito social e historicamente mediado são a bússola para analisar as categorias consciência e conscientização no que se refere a práxis. Iluminados pela ontologia marxiana e nos apoiando em Vigotski, Leontiev, Montero, Lane e Góis, buscamos trazer uma perspectiva do desenvolvimento humano, em particular, a adolescência, identificando limites e possibilidades do quefazer da psicologia e da educação; diante da relação de opressão vivida pelo homem no contexto do antagonismo entre capital e trabalho.

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

GONÇALVES, Ruth Maria de Paula; CASTRO, Valeska Mariano. Paulo Freire e Martin-Baró, caminhos cruzados: um ensaio de compreensão sobre consciência e educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 31–42, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.62080. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62080. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias