Educação e conscientização: acerca da concepção freireana de “ser mais”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62077

Palavras-chave:

educação, ser mais, emancipação, conscientização.

Resumo

Este artigo, de cunho bibliográfico, apresenta uma reflexão acerca da concepção de “Ser mais” em Paulo Freire, destacando a importância das ideias desse educador, quando se pensa em uma educação que visa à conscientização. A educação pode promover a autorreflexão sobre os limites da emancipação, assim, um instrumento para o fortalecimento da resistência à sociedade fundada em relações de poder e de violência. Freire propõe uma educação que retome a formação do sentido ontológico do ser humano, contrariando e resistindo à dominação político-econômica, ou seja, uma educação inspirada na esperança de um vir a ser que é construção histórica permanente. 


Biografia do Autor

Cleonice Aparecida Raphael da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós - Graduação em Educação. Linha de Ensino, aprendizagem e formação de professores. Licenciada em História (2000) e Pedagogia (2014) pela mesma instituição. 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em educação (PUC/SP), com estágio pós-doutoral no Instituto de Psicologia da USP. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

José Mateus Bido, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná: Goioerê, PR

Doutor em educação pelo Programa de Doutorado da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente do Campus Avançado Goioerê do Instituto Federal do Paraná. Professor de filosofia - ensino médio -  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná: Goioerê, PR

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

SILVA, Cleonice Aparecida Raphael da; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; BIDO, José Mateus. Educação e conscientização: acerca da concepção freireana de “ser mais”. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 93–108, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.62077. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62077. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias