Mulheres da e na EJA: tecendo reflexões a partir das contribuições de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62022Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Mulheres, Paulo Freire.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as trajetórias de mulheres da e na EJA, à luz das contribuições de Paulo Freire para o campo da educação. Para a realização da pesquisa que sustenta este texto foi aplicado questionário com dados sociodemográficos, realizadas entrevistas narrativas e utilizado o diário de campo. As informações produzidas foram analisadas à luz da análise narrativa. Os resultados indicam que as necessidades laborais impulsionam a escolarização na idade adulta. Embora as estudantes relatem dificuldades de aprendizagem, a inserção na modalidade possibilita adquirir conhecimentos para manejar trocas financeiras e transitar pela cidade. A convivência no espaço escolar propicia o estabelecimento da rede de apoio social, mas também ocasiona conflitos intergeracionais. A decisão de vinculação à escola representa um ato subversivo e de resistência, conferindo o sentimento de ter vencido na vida. Contudo, ainda persistem alguns entraves para que a educação seja libertadora na vida dessas pessoas e da sociedade.
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