Saberes docentes em educação ambiental na Escola Família Agroecológica do Macacoari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.53445

Palavras-chave:

educação ambiental, agroecologia, saberes docentes, Amazônia amapaense.

Resumo

O presente artigo discute como a educação ambiental é desenvolvida a partir dos saberes e vivências docentes na Escola Família Agroecológica do Macacoari na Amazônia amapaense. A fundamentação metodológica ancora-se em um estudo de caso que se desenvolveu através de observação direta, entrevistas semiestruturadas e roda de conversa com educadores. Os resultados indicam que este processo formativo por alternância, através de saberes e vivências docentes sobre a EA, ainda que com algumas limitações conceituais, metodológicas e mesmo referentes à formação inicial e continuada, se constitui em um campo propício ao desenvolvimento da temática ambiental, contribuindo para a transposição do desafio que é a efetivação da EA no ambiente formal.

Biografia do Autor

Walquíria de Araújo Pereira, Unifap

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). 

Raimunda Kelly Silva Gomes, Unifap e Ueap

Doutora em Educação. Professora na Universidade do Estado do Amapá e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. 

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

PEREIRA, Walquíria de Araújo; GOMES, Raimunda Kelly Silva. Saberes docentes em educação ambiental na Escola Família Agroecológica do Macacoari. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 478–497, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.53445. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/53445. Acesso em: 8 dez. 2024.