Produção de brinquedos científicos com material reciclável: uma maneira lúdica de ensinar e aprender ciências
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.52562Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Brinquedos CientíficosResumo
Este artigo relata o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta interdisciplinar para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto se baseia na construção de brinquedos científicos, feitos com materiais recicláveis, que exploram conceitos físicos, tais como: conservação de energia, pressão, flutuação, movimento e força de atrito. A construção dos brinquedos foi orientada por roteiros que iniciavam com duas questões: uma sobre o fenômeno físico relacionado ao seu funcionamento e outra sobre os impactos para a natureza do material utilizado na sua construção. Dessa forma, buscou-se qualificar a Educação Ambiental no ensino de ciências com brinquedos que eram, ao mesmo tempo, produto da reutilização de um resíduo sólido e objeto de aprendizagem de um conceito físico. A utilização do lúdico e da brincadeira revelou-se ainda como uma alternativa de grande potencial para a inclusão da Educação Ambiental nas aulas de ciências do Ensino Fundamental.
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