Paulo Freire e o pensamento educacional progressista brasileiro: ataques do Escola sem Partido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.62067

Palavras-chave:

educação, paulo freire, pensamento educacional progressista brasileiro

Resumo

Objetiva-se evidenciar os ataques feitos pelo Movimento Escola sem Partido (MESP) aos princípios democráticos e autônomos do Pensamento Educacional Progressista Brasileiro (PEPB) através das ofensivas ao pensamento de Paulo Freire. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, destaca-se nomes expressivos no cenário educacional brasileiro: Anísio Teixeira, Paulo Freire e Dermeval Saviani, destacando Freire, bem como os desafios enfrentados por eles na defesa da educação democrática. Aborda-se, ainda, a construção do discurso do MESP a partir de simulacros que constroem acerca do PEPB, principalmente no que se refere à construção democrática dos saberes. A partir dessa reflexão, considera-se a existência de uma dicotomia, pois, de um lado, o jovem PEB busca fortalecer as bases democráticas do país, e, em contrapartida, o MESP tenta controlar o fazer educativo, contrapondo-se à reflexão crítica.

Palavras-chave: Paulo Freire; Pensamento Educacional Progressista Brasileiro; Movimento Escola sem Partido; Simulacros.

Biografia do Autor

Isabela Maria Oliveira Catrinck, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestre em Educação e licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Professora da Educação Básica.

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em Letras Português pela Unimontes. Professora do Departamento de Letras, do Programa de Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros.

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

Catrinck, I. M. O., & Ribeiro, M. C. M. de A. (2021). Paulo Freire e o pensamento educacional progressista brasileiro: ataques do Escola sem Partido. Revista Teias, 22(67), 72–84. https://doi.org/10.12957/teias.2021.62067

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias