Paulo Freire e o pensamento educacional progressista brasileiro: ataques do Escola sem Partido
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.62067Palavras-chave:
educação, paulo freire, pensamento educacional progressista brasileiroResumo
Objetiva-se evidenciar os ataques feitos pelo Movimento Escola sem Partido (MESP) aos princípios democráticos e autônomos do Pensamento Educacional Progressista Brasileiro (PEPB) através das ofensivas ao pensamento de Paulo Freire. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, destaca-se nomes expressivos no cenário educacional brasileiro: Anísio Teixeira, Paulo Freire e Dermeval Saviani, destacando Freire, bem como os desafios enfrentados por eles na defesa da educação democrática. Aborda-se, ainda, a construção do discurso do MESP a partir de simulacros que constroem acerca do PEPB, principalmente no que se refere à construção democrática dos saberes. A partir dessa reflexão, considera-se a existência de uma dicotomia, pois, de um lado, o jovem PEB busca fortalecer as bases democráticas do país, e, em contrapartida, o MESP tenta controlar o fazer educativo, contrapondo-se à reflexão crítica.
Palavras-chave: Paulo Freire; Pensamento Educacional Progressista Brasileiro; Movimento Escola sem Partido; Simulacros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.