Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.61733

Palavras-chave:

Paulo Freire, formação inicial de professores e professoras, Matemática, Pedagogia.

Resumo

Este texto é um recorte da tese de Autor (2021), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo investigar a interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano na formação inicial de professores e professoras que ensinam Matemática. O solo teórico escolhido para a busca/refinamento dos dados coletados foram os estudos de Paulo Freire. Possui uma abordagem metodológica qualitativa, e os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Os(as) entrevistados(as) são os líderes – coordenadores(as) ou vice-coordenadores(as) – dos oito grupos brasileiros cadastrados no diretório de grupos do CNPq, cujo nome inclui a palavra “Etnomatemática”. O trabalho considera que o conhecimento do cotidiano também se caracteriza como um conhecimento científico, porém ele não é acadêmico e que o conhecimento do cotidiano pode, sim, dialogar com o conhecimento escolar. No entanto, esse diálogo vai depender de alguns fatores, como, por exemplo, o contexto e o interesse das partes em promover esse diálogo.

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

COSTA, Rodrigo Tadeu Pereira. Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 315–329, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.61733. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/61733. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias