Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.61733Palavras-chave:
Paulo Freire, formação inicial de professores e professoras, Matemática, Pedagogia.Resumo
Este texto é um recorte da tese de Autor (2021), defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo investigar a interlocução dos conhecimentos escolar e do cotidiano na formação inicial de professores e professoras que ensinam Matemática. O solo teórico escolhido para a busca/refinamento dos dados coletados foram os estudos de Paulo Freire. Possui uma abordagem metodológica qualitativa, e os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada. Os(as) entrevistados(as) são os líderes – coordenadores(as) ou vice-coordenadores(as) – dos oito grupos brasileiros cadastrados no diretório de grupos do CNPq, cujo nome inclui a palavra “Etnomatemática”. O trabalho considera que o conhecimento do cotidiano também se caracteriza como um conhecimento científico, porém ele não é acadêmico e que o conhecimento do cotidiano pode, sim, dialogar com o conhecimento escolar. No entanto, esse diálogo vai depender de alguns fatores, como, por exemplo, o contexto e o interesse das partes em promover esse diálogo.
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