Aprendendo com os processos revolucionários no continente africano: práticas pedagógicas de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.60327

Palavras-chave:

Continente africano. Paulo Freire. Prática pedagógica.

Resumo

O artigo faz reflexões sobre o pensamento de Paulo Freire, que, se tivesse vivo, estaria completando, em 2021, o seu centenário de nascimento. Referência na área da educação, seu método de alfabetização é, inclusive, recomendado e premiado por várias entidades, a exemplo da UNESCO. No momento atual, sofre críticas por parte de setores da sociedade brasileira ligados a grupo conservadores, que sustentam que a sua prática pedagógica está ligada a ideologias de esquerda e, portanto, não é adequada ao ensino. Este trabalho se baseia na revisão bibliográfica de artigos, capítulos de livros e um documento de relatório da embaixada brasileira em Lisboa produzido pelo então embaixador Carlos Alberto da Fontoura. Por meio desses materiais, será trabalhada a prática pedagógica de Freire no continente africano, especialmente na Angola, em Guiné-Bissau e em Cabo Verde, no processo após independência desses países, e debatido o destombamento para Freire e para os países envolvidos.

Biografia do Autor

José Francisco dos Santos, Universidade Federal do Oeste

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Assis (2005) curso de Especialização Latu-Sensu em História, Sociedade e Cultura (2008), Mestrado (2010) e Doutorado(2015) todos em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Tem curso livre em História de África: Problemas, Fontes e Métodos realizado no programa de pós-graduação mestrado e Doutorado em História da África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2011) . Atualmente é docente Adjunto, padrão I, nível C, lecionando as disciplinas de Histórias das Africas/Cultura Afro-brasileira; professor dos Programas de Mestrado em Ciência Humanas e Sociais e do Mestrado em Ensino ambos na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. https://orcid.org/0000-0002-9247-5585?lang=en

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Publicado

19-11-2021

Como Citar

DOS SANTOS, José Francisco. Aprendendo com os processos revolucionários no continente africano: práticas pedagógicas de Paulo Freire. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 303–314, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.60327. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/60327. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Celebrar Paulo Freire: reencantar o mundo e as utopias