Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 25 n. 78 (2024): As gentes na História da Educação: das margens dos rios às periferias urbanas
v. 25 n. 78 (2024): As gentes na História da Educação: das margens dos rios às periferias urbanas
Publicado:
10-08-2024
Editorial
Editorial
Paula Leonardi, Conceição Firmina Seixas
1
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86462
As gentes na História da educação: das margens dos rios às periferias urbanas
As gentes na História da Educação:
das margens dos rios às periferias urbanas
Alexandra Lima da Silva, Maria Aparecida Corrêa Custódio
2-10
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.86379
A personagem Lamparina:
educação e racismo na revista O Tico-Tico (1928-1944)
Ana Cristina Pereira Lage, Clarisse Mendes
11-30
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84132
Jacinta Maria de Santana:
uma mulher negra mumificada pela/na história da educação e das ciências
Mariana do Berimbau
31-47
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84126
Um Núcleo de Consciência Negra na Universidade de São Paulo (USP):
a idealização de um quilombo
Juliana da Silva Siqueira, Ana Luiza Jesus da Costa
48-64
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83723
Corpos interditados no Brasil das desigualdades históricas:
educação, racismo e LGBTfobia na trajetória do barítono Raimundo Pereira (1990-2006)
Marcia Pereira de Oliveira, Ednardo Monteiro Gonzaga Monti
65-76
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83851
Alberto Assis:
professor, autor e intelectual na História da educação da Bahia republicana
Cristina Ferreira de Assis, Gilmário Moreira Brito
77-90
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83854
Docentes negros no pós-abolição:
a greve e seus atravessamentos interseccionais na cidade de Salvador em 1918
Ladjane Alves Sousa, Solyane Silveira Lima
91-106
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83716
Cotistas raciais e o mercado de trabalho:
a trajetória dos egressos da Unipampa de 2015 a 2022
Bruna Martins da Rosa, Suzana Cavalheiro de Jesus
107-123
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83752
Afrofuturismo na educação:
um Estado da Arte
Fábio dos Santos Coradini, Edméa Oliveira dos Santos
124-146
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84408
El magisterio en México:
entre la educación socialista y la “escuela del amor” 1940-1943
Alejandro Lopez de Lara
147-162
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84220
Abigail Botelho Reis
considerações sobre a escrita de uma trajetória profissional (1910-1935)
Paloma Rezende Oliveira, Nailda Marinho Costa
163-179
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83714
Transportar para uma casa o seu próprio coração:
Armanda Álvaro Alberto através das ideologias do século XX
Geovane Dantas Lacerda, Rodrigo Lages e Silva
180-194
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83737
“Na minha época o professor era valorizado, o professor era gente, o professor era bem visto˜":
trajetórias de professoras piauienses em relatos de memória
Francisco Gomes Vilanova
195-209
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84179
O surgimento do jardim de infância no Maranhão:
do privado ao público, dos ricos aos pobres
Isabela de Cássia Costa Vieira, Valéria Luíza Costa Gonçalves, Rosyane de Moraes Martins Dutra
210-224
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83745
As crianças no Visconde da Graça:
silêncios em gritaria
Angelita Soares Ribeiro, Fabiola Mattos Pereira
225-241
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83729
Micro-histórias comparadas da violência sexual sobre sujeitos infantis:
análise de dois processos criminais da cidade de Caxias, RS, durante a Primeira República
Fernando Cezar Ripe, Marcelo Marin Alves
242-255
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83673
Navegando pela história do Movimento de Educação de Base e margeando suas propostas educativas:
Tefé/AM (1963-1973)
Leni Rodrigues Coelho
256-264
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83732
Artigos de Demanda Contínua
Dalcídio Jurandir:
do Peixe Frito às páginas de Dom Casmurro
Lorenna Bolsanello de Carvalho, Márcia Cabral da Silva
265-278
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83718
A capoeira e o desenvolvimento do esporte e da legislação desportiva no Brasil até a década de 1960
Ricardo Martins Porto Lussac
279-297
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83751
Trabalho e educação do campo no Vale do Juruá, Acre
Marcondes de Lima Nicácio
298-324
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84218
Análise retórica dos argumentos por uma educação inclusiva
Renata de Melo Cardoso Palmares, Claudia Helena Azevedo Alvarenga
325-337
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79042
Políticas públicas e ações coletivas na trajetória de escolarização de pessoas trans
Jeferson Reis Santos, Anna Paula Vencato
338-353
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84180
Transcrevivenciar a crítica à colonialidade em ambientes de educação formal
Elisson Lima Santos, Edinéia Tavares Lopes
354-368
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83679
Gênero e gestão escolar:
a atuação de diretoras de escolas de ensino médio em tempo integral
Roberta Kelly Santos Maia Pontes, Limária Araújo Mouta, Tereza Gláucia Rocha Matos
369-383
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84170
Um olhar sobre as desigualdades étnico-raciais no ensino médio
Graziela Cristina Gonçalves, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Verônica Christina Rodrigues Dutra
384-395
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83735
Efetivo exercício na educação básica e o ProUni:
a (re)construção de uma docente
Jaime Antônio Nalin, Vera Lucia Felicetti, Adriana Pineda Robayo
396-411
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.78480
Produção e registro de dados em pesquisas interventivas
Andréia Paro do Nascimento, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
412-424
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79159
Elos
Diálogos, disputas e ressignificações na micropolítica dos processos de experimentação pedagógica
Felipe Stevenazzi Alén
425-440
pdf
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.77981
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários