Um olhar sobre as desigualdades étnico-raciais no ensino médio

Autores

  • Graziela Cristina Gonçalves Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Verônica Christina Rodrigues Dutra Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.83735

Palavras-chave:

educação, ensino médio, estudantes negros(as)

Resumo

Ao analisar a história do Ensino Médio no que se refere ao acesso e permanência de jovens nesta etapa da escolarização, jovens negros são protagonistas de anos de exclusão do sistema educacional. Portanto, o objetivo desse estudo foi realizar uma breve discussão mediante os dados do IBGE de 2023 e da nota técnica: “Desigualdades étnico-raciais nas matrículas e na conclusão do Ensino Médio”, produzida pela Organização Não Governamental (ONG) Todos pela Educação. A análise documental possibilitou realizar inferências e estabelecer diálogo com os dados apresentados, contribuindo com os resultados. Pode-se concluir que embora tenha ocorrido crescimento do número de jovens negros no Ensino Médio nos últimos anos, ainda vivemos desafios referente ao acesso e permanência desses jovens nessa etapa da escolarização da Educação Básica, dentre esses desafios encontra-se a permanência das assimetrias sociais nas instituições educacionais, tais como o racismo.

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Publicado

10-08-2024

Como Citar

GONÇALVES, Graziela Cristina; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; DUTRA, Verônica Christina Rodrigues. Um olhar sobre as desigualdades étnico-raciais no ensino médio. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 78, p. 384–395, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.83735. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/83735. Acesso em: 8 out. 2024.