Um olhar sobre as desigualdades étnico-raciais no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.83735Palavras-chave:
educação, ensino médio, estudantes negros(as)Resumo
Ao analisar a história do Ensino Médio no que se refere ao acesso e permanência de jovens nesta etapa da escolarização, jovens negros são protagonistas de anos de exclusão do sistema educacional. Portanto, o objetivo desse estudo foi realizar uma breve discussão mediante os dados do IBGE de 2023 e da nota técnica: “Desigualdades étnico-raciais nas matrículas e na conclusão do Ensino Médio”, produzida pela Organização Não Governamental (ONG) Todos pela Educação. A análise documental possibilitou realizar inferências e estabelecer diálogo com os dados apresentados, contribuindo com os resultados. Pode-se concluir que embora tenha ocorrido crescimento do número de jovens negros no Ensino Médio nos últimos anos, ainda vivemos desafios referente ao acesso e permanência desses jovens nessa etapa da escolarização da Educação Básica, dentre esses desafios encontra-se a permanência das assimetrias sociais nas instituições educacionais, tais como o racismo.
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