Produção e registro de dados em pesquisas interventivas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79159Palavras-chave:
técnicas de registros, diário de campo, filmagem em vídeo-gravação, pesquisa interventivaResumo
Nas pesquisas interventivas, principalmente aquelas realizadas como parte dos cursos de Mestrado e doutorado, o/a pesquisador/a está envolvido/a na condução das atividades e, também, é responsável pela realização dos registros das intervenções, objeto da investigação em curso. Esse duplo papel demanda conhecimentos teóricos e práticos sobre os instrumentos a serem utilizados na produção de dados. Assim, o texto discute as possibilidades e dificuldades do uso do diário de campo e da filmagem como técnicas de registro de dados em pesquisas interventivas. Trata-se de um estudo teórico em que se recorre às contribuições de diferentes autores sobre o tema, com o intuito de sistematizar recomendações úteis aos pesquisadores que precisam fazer uso desses procedimentos em pesquisas nas quais são desafiados a atuar como formadores/professores e também como pesquisadores. Como resultados, evidenciou-se que as técnicas de produção de dados, diário de campo e filmagem em vídeo-gravação, podem ser instrumentos que ajudam a refletir sobre a própria intervenção e analisar o objeto de estudo e as relações entre os participantes em seu contexto objetivo e subjetivo. Intervenções didáticas em contextos educativos permitem reunir muitas informações, uma vez que documentam ações realizadas, diálogos travados e processos de ensino e de aprendizagem no campo empírico, demandando dos pesquisadores planejamento cuidadoso do uso dessas técnicas. Conclui-se que tais técnicas são instrumentos importantes em pesquisas interventivas, que podem contribuir para as mudanças possíveis a partir de uma visão crítica e reflexiva sobre o ambiente pesquisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.