“Na minha época o professor era valorizado, o professor era gente, o professor era bem visto˜":
trajetórias de professoras piauienses em relatos de memória
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84179Palavras-chave:
educação, história oral, memórias, professoras piauienses, trajetóriasResumo
Esta pesquisa tem como temática central as trajetórias de professoras piauienses. O objetivo incide em analisar suas trajetórias, com foco no processo de ingresso no magistério e no papel que ocupavam em seus lugares, a partir de relatos de memórias. O recorte temporal definido atravessa as décadas de 1950 e 1970, período no qual as protagonistas ingressaram no magistério. O estudo vincula-se ao campo da História da Educação, associado às postulações da Nova História Cultural. Do ponto de vista metodológico, priorizou-se o uso de memórias captadas através da História Oral. Os depoimentos foram coletados por meio de entrevistas realizadas com cinco professoras aposentadas. Esses relatos foram entrecruzados com outras fontes documentais, como mensagens de governo, matérias de jornais, entre outros, que nos auxiliaram na compreensão do contexto estudado. A relevância do trabalho reside no fato de privilegiar personagens comuns, cujas memórias tiraram do silêncio e do esquecimento aspectos de suas trajetórias docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.