“Na minha época o professor era valorizado, o professor era gente, o professor era bem visto˜":

trajetórias de professoras piauienses em relatos de memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.84179

Palavras-chave:

educação, história oral, memórias, professoras piauienses, trajetórias

Resumo

Esta pesquisa tem como temática central as trajetórias de professoras piauienses. O objetivo incide em analisar suas trajetórias, com foco no processo de ingresso no magistério e no papel que ocupavam em seus lugares, a partir de relatos de memórias. O recorte temporal definido atravessa as décadas de 1950 e 1970, período no qual as protagonistas ingressaram no magistério. O estudo vincula-se ao campo da História da Educação, associado às postulações da Nova História Cultural. Do ponto de vista metodológico, priorizou-se o uso de memórias captadas através da História Oral. Os depoimentos foram coletados por meio de entrevistas realizadas com cinco professoras aposentadas. Esses relatos foram entrecruzados com outras fontes documentais, como mensagens de governo, matérias de jornais, entre outros, que nos auxiliaram na compreensão do contexto estudado. A relevância do trabalho reside no fato de privilegiar personagens comuns, cujas memórias tiraram do silêncio e do esquecimento aspectos de suas trajetórias docentes.

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Publicado

10-08-2024

Como Citar

GOMES VILANOVA, Francisco. “Na minha época o professor era valorizado, o professor era gente, o professor era bem visto˜": : trajetórias de professoras piauienses em relatos de memória. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 78, p. 195–209, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.84179. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/84179. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

As gentes na História da educação: das margens dos rios às periferias urbanas