Editorial

Autores

  • Paula Leonardi
  • Conceição Firmina Seixas

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.86462

Resumo

Quais as cores e nuances dos espaços? “Uma vez que a colonialidade se estabeleceu e categorizou pessoas, formando identidades e usando nossas diferenças biológicas (...) o território se apresenta como cenário fiel dessas representações” (Berth, 2023, p. 115). Os artigos da Seção Temática do novo número de Teias, “As gentes na História da Educação: das margens dos rios às periferias urbanas”, situam personagens esquecidos pelas pesquisas na modernidade que organiza as diferenças com o fim de estabelecer privilégios. Composta por 16 artigos, a Seção traz gente negra, gente pequena, gente gay, gente mulher, nas ruas, nas cidades, nos campos, nos museus, no quilombo.

Acompanhando esse rico panorama de pesquisadoras de diferentes regiões do país e também da América Latina, a Seção de Demanda Contínua, com dez artigos, e a Seção Elos, seguem apresentando um mosaico de gentes.

Convidamos os leitores a navegarem pelo sumário e descobrirem as mais recentes discussões propostas por Teias, que segue compromissada com a produção de um conhecimento articulado com as ações e movimentos das gentes que lutam por um mundo mais justo, entendendo que todo fazer epistemológico abarca uma dimensão política em torno da disputa da produção de sentidos, teorias, subjetividades e lugares no mundo.

Downloads

Publicado

10-08-2024

Como Citar

LEONARDI, Paula; FIRMINA SEIXAS, Conceição. Editorial. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 78, p. 1, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.86462. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/86462. Acesso em: 8 out. 2024.