Gênero e gestão escolar:
a atuação de diretoras de escolas de ensino médio em tempo integral
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.84170Palavras-chave:
gestão escolar, diretora escolar, gêneroResumo
A presença das mulheres em cargos de gestão escolar é consolidada no Brasil. Porém, é preciso visibilizar a atuação feminina à frente da direção de escolas públicas, ocupando cargos que também se constituem como espaços de poder e de disputa. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a condução da gestão escolar por mulheres que ocuparam cargos de direção de escolas públicas estaduais no contexto da implementação da Política de Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará. A pesquisa, do tipo exploratório, de caráter qualitativo, tem como eixo as categorias de gênero e gestão escolar. Para tanto, utilizou-se a metodologia da História Oral, através da realização de entrevistas com três gestoras de escolas-piloto dessa política na cidade de Fortaleza. A análise das falas das entrevistadas foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa revelou os desafios enfrentados pelas gestoras, principalmente durante a implementação da Política de Ensino Médio em Tempo Integral, e como as questões de gênero impactam no cotidiano das gestões escolares.
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